Publicidade
Início Gestão Cloud Virtualização e hipercovergência suportam crescimento da Sicoob Engecred

Virtualização e hipercovergência suportam crescimento da Sicoob Engecred

0
Publicidade

A Sicoob Engecred, instituição financeira cooperativa que soma mais de R$ 2 bilhões em ativos totais administrados, modernizou sua estrutura de TI com apoio da Populos – empresa de tecnologia especializada em soluções de End User Computing, Infraestrutura e Cloud – e em apenas três meses registrou ganhos expressivos de produtividade e economia de recursos. A companhia trabalhava com estruturas legadas e precisava de flexibilidade e escalabilidade para acompanhar o crescimento da operação. Além disso, o parque tecnológico já estava no seu limite e precisava ser modernizado.

Segundo o gerente de TI da Sicoob Engecred, Rodrigo Escorcio, a organização precisava de plataformas para impulsionar a expansão e ao mesmo tempo otimizar tarefas em modelos de trabalho híbrido. “A infraestrutura anterior rodava em três camadas: storage, switch SAN e servidores, e o upgrade desse cenário envolveria investimentos pesados na aquisição de máquinas e softwares, o que nos desafiou ir em busca de alternativas mais modernas e com melhor custo-benefício”, comenta o executivo, que está há 13 anos à frente da área de TI na Sicoob Engecred.

A Sicoob Engecred já mantinha uma relação de seis anos com a Populos na virtualização de desktops, e decidiu consultar a parceira de tecnologia em busca de uma solução que atendesse às necessidades da instituição financeira. “A Populos nos trouxe uma proposta vantajosa, com um modelo mais inteligente e otimizado de TI baseado em hiperconvergência, que dispensaria os altos custos com aquisição e atualização de equipamentos”, revela.

O executivo da Sicoob Engecred acrescenta que a solução adotada foi a de hiperconvergência da Nutanix, por ser uma plataforma flexível e com alta capacidade de integração entre equipamentos de diferentes configurações e gerações. Além disso, a Nutanix já trazia embarcadas ferramentas estratégicas, como o Acropolis Hypervisor, além de recursos de segurança (Nutanix FLOW) e gerenciamento de arquivos (Nutanix FILES), dispensando a compra de múltiplas licenças”, destaca.

De acordo com Escorcio, esse conjunto de funcionalidades supriu de imediato a carência que a empresa mantinha por escalabilidade e segurança, com performance e suporte a diversos tipos de workload, entregando agilidade no atendimento e confiabilidade no ecossistema.

Implementação segura sem causar impactos na operação

Dos primeiros estudos ao início da utilização, o projeto demorou seis meses para ser concluído e foi entregue em novembro de 2021. Na opinião de Escorcio, todo o processo de implementação foi “fluido”, sem intercorrências, não causando nenhum impacto nas atividades rotineiras da empresa. A estratégia utilizada pela Populos foi a criação de uma estrutura paralela a que estava em uso, permitindo que a transição ocorresse de forma transparente para os usuários e para o ambiente legado, um ponto extremamente positivo para o modelo de negócio da Sicoob Engecred. O treinamento também ficou sob responsabilidade da Populos, que preparou a equipe de TI para extrair o melhor da plataforma desde a migração.

Hoje, a estrutura de TI da Sicoob Engecred é dividida em cinco unidades: Suporte, Infraestrutura, BI, Desenvolvimento & Qualidade e Processo. Já na estrutura de Data Centers, a empresa conta com um site principal e um de contingência, segregados geograficamente, ambos com classificação Tier 2, onde é realizada a administração de todo o ambiente e de todos os pontos de atendimento.

Virtualização baseada em Citrix

Esse sistema atende uma rede com cerca de 250 colaboradores atuando de forma híbrida. Para suportar as demandas das equipes, com workspaces responsivos e direcionados, a Sicoob Engecred já utilizava uma estrutura de virtualização em arquitetura Citrix, sob gestão da Populos. Com a hiperconvergência, foi possível atualizar todas as aplicações com ganho de tempo e produtividade.

Hoje, a Sicoob Engecred possui os ambientes Nutanix e Citrix sob a gestão do time Populos e faz uso massivo dos endpoints Populos Smart Client em todas as suas unidades e agências, geograficamente distribuída por 23 estados brasileiros. As soluções Citrix deixaram de rodar no modelo on-premise, passando para a Citrix Cloud com suporte do SaaS (Software as a Service).

Primeiros benefícios

“Com o upgrade na estrutura física e nas aplicações, conseguimos entregar com segurança e alta disponibilidade os desktops virtuais e outras soluções que potencializaram estratégias, oportunidades de negócios e capacidade de expansão da Sicoob Engecred”, diz Escorcio. Ele comenta que, para o time de operações e administração do ambiente, os benefícios foram imediatos. Já na gestão, em menos de três meses os benefícios foram percebidos.

O gerente de TI destaca ainda que a nova infraestrutura, mais ágil e enxuta, simplificou a gestão de todo o parque (hardwares, firmwares e softwares), pois tudo está concentrado em única plataforma, com melhor tempo de resposta. A nova configuração também já garantiu à empresa a economia no consumo de energia, especialmente com climatização, e diminuição do espaço físico.

O engenheiro da Populos, Gabriel Amorim, acrescenta que, com a integração das soluções Citrix em plataforma Nutanix, as tarefas passaram a ser realizadas em menos da metade do tempo. “Derrubamos para 18 segundos o tempo de execução em processos que demoravam 50 segundos para rodar. Além disso, o modelo de gestão da Citrix Cloud agiliza processos, demandando menos recursos de processamento e desonerando as áreas de TI, uma vez que upgrades e atualizações passam a acontecer de forma automatizada pelo sistema”, afirma.

Planos de expansão das soluções

Na visão do executivo da Sicoob Engecred, o projeto já prevê uma ampliação das soluções Citrix, passando a atender 400 usuários até o final do ano. Também está no radar da instituição financeira a expansão do trabalho analítico com ferramentas preditivas, baseadas em algoritmos e inteligência artificial, além de explorar mais fortemente as demais ferramentas de gestão de banco de dados e Kubernetes (plataforma de código aberto, portável e extensiva para o gerenciamento de cargas de trabalho e serviços distribuídos em contêineres, que facilita tanto a configuração declarativa quanto a automação) presentes no ecossistema da Nutanix.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile