A Western Digital, fabricante de sistemas de armazenamento de dados, anunciou os resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2007, encerrado em 30 de março. A receita total da empresa atingiu US$ 1,4 bilhão, com vendas de aproximadamente 24,5 milhões de equipamentos, enquanto a receita líquida foi de US$ 121 milhões, ou US$ 0,53 por ação. Os resultados do trimestre incluem a recuperação de US$ 13 milhões relacionada a contas a receber, anteriormente consideradas perdidas.
De acordo com relatório do balanço, 47% da receita no trimestre foram provenientes das vendas de discos rígidos para notebooks, produtos eletrônicos e aplicativos empresariais, ao passo que 53% vieram de discos rígidos para desktops. No mesmo trimestre do ano anterior, 29% da receita vieram das vendas de discos rígidos para notebooks, produtos eletrônicos para o consumidor e aplicativos empresariais, e 71% provenientes de produtos para desktops.
A Western Digital vendeu 3,7 milhões de discos portáteis de 2,5 polegadas e 2,6 milhões de unidades de 3,5 polegadas para o mercado de gravadores PVR/DVR, um número expressivo comparado ao 1,4 milhão e 1,7 milhão, respectivamente, registrados no ano anterior. As vendas de produtos da própria marca representam foram responsáveis por aproximadamente US$ 266 milhões da receita. A empresa também aumentou as remessas de unidades de seus discos de 3,5 polegadas para o segmento empresarial, com destaque para o WD Raptor de 10.000 RPM e para o WD RE de 7.200 RPM.
A companhia arrecadou US$ 164 milhões em operações realizadas durante o trimestre, encerrando com investimentos de curto prazo no valor de US$ 875 milhões. Também saldou integralmente o restante de sua dívida bancária de US$ 19 milhões e readquiriu US$ 1,5 milhão em ações de participação comum. Desde maio de 2004, a Western Digital já readquiriu US$ 11,7 milhões de ações, a um custo total de US$ 143 milhões.
?O mercado foi marcado por preços e demanda sazonalmente mais moderados no trimestre e, com isso, pudemos nos preparar para os desafios e registrar resultados financeiros sólidos, gerando caixa e expandindo nossos negócios em diversos novos mercados?, disse John Coyne, presidente e CEO da WD. ?Estamos satisfeitos com o desempenho financeiro, pois ele demonstra a execução de um modelo comercial flexível da WD e nossa capacidade de trabalhar em uma ampla variedade de ambientes.?