Apesar de ser o navegador de internet mais utilizado no mundo, com larga vantagem sobre os rivais, o Internet Explorer, da Micrsoft, continua perdendo terreno para outros programas que vêm ganhando mercado, como o FireFox, da Mozilla, e o Chrome, do Google.
Levantamento referente ao mês de abril, realizado pela NetApplications, mostra que o browser da Microsoft obteve 59,95% de participação de mercado, contra os 60,65% registrado em março. Segundo o estudo, este é o décimo primeiro mês consecutivo de retração do Explorer, o que ocorre desde junho de 2009.
Na contramão, o Firefox registrou o segundo mês seguido de alta e terminou abril com market share de 24,59%, ante 24,52% de março, enquanto que o Chrome viu sua quota saltar de 6,13% para 6,73%, na mesma base de comparação. O navegador de internet do Google vem mantendo crescimento acelerado, basta citar que sua parcela de mercado era de apenas 1,79% em abril do ano passado.
O Safari, browser da Apple, fechou abril com participação de 4,72%, ante 4,65% em março. Já o Opera, da Opera Software, ficou com 2,3% e o Opera Mini, navegador para smartphones, com 0,79%.
- Mercado