O mercado mundial de serviços de TI movimentou US$ 763 milhões no ano passado, o que representa uma queda de 5,3% na comparação com os US$ 805 milhões registrados em 2008, segundo dados do Gartner.
A consultoria observa que o ano passado foi marcado pela mudança de cenário para os fornecedores de serviços de TI, em decorrência da crise financeira mundial, que, de vendas agressivas, tiveram que passar a se preocupar em manter os níveis de receita, com atenção nos custos e na gestão da lucratividade. Já este ano, prevê o Gartner, será de realinhamento para o setor.
No ano passado, todas as cinco maiores empresas de serviços de TI registraram queda na receita. Mesmo assim, a IBM, cuja receita retraiu 6,6%, encerrou o ano na liderança do mercado, com 7,2% de participação, seguida pela HP, em segundo lugar, com queda na receita de 10,4% e market share de 4,5%.
Na terceira posição, aparece a Fujitsu, com 3,1% de representatividade e retração de apenas 0,4%. Na quarta e quinta colocações ficaram Accenture e CSC, cujas receitas recuaram 11,8% e 6,5% e participação de mercado de 2,7% e 2,1%, respectivamente.
- Pesquisa