Complexo hospitalar de São José do Rio Preto disponibiliza exames de imagens em smartphones e tablets

0

A pessoa vítima de acidente de carro, gravemente ferida, dá entrada no hospital com traumatismo craniano. Imediatamente, é feita uma ressonância magnética e a imagem é vista pelo neurocirurgião. Mas não na sala do exame, e sim a mais de 400 metros de distância, em outro prédio, no meio do corredor, através de seu tablet. O neurologista dá o diagnóstico e toma a decisão, encaminhando o paciente ao centro cirúrgico, enquanto se encaminha para lá. No elevador, o neurocirurgião vai recebendo mais imagens e o laudo do radiologista para chegar a apto a iniciar a cirurgia.

A cena descrita acima já é realidade no Hospital de Base e no Hospital da Criança e Maternidade, que integram o complexo da Fundação Faculdade Regional de Medicina – Funfarme, de São José do Rio Preto, no interior paulista.

Um dos maiores complexos hospitalares do interior paulista, com mais de 45.000 atendimentos por mês, a Funfarme tornou-se a primeira instituição de Saúde do Brasil a implantar, de forma completa, em todas as suas instalações, um sistema que permite a todos os médicos o acesso a qualquer imagem digital obtida por exames diagnósticos, utilizando smartphones e tablets, em qualquer lugar do complexo. A Funfarme repete assim o pioneirismo, pois, em 2010, foi também a primeira instituição do Brasil a realizar uma informatização por completo, de uma só vez.

O sistema permite que imagens digitais de raios X, tomografia, ressonância magnética, PET-CT, medicina nuclear, hemodinâmica, mamografia e ultrassons radiológicos, obstétrico e fetal possam ser acessadas pelo médico no mesmo instante em que o exame foi realizado, através do smartphone, tablet ou até em computador, não importa o local em que esteja no complexo hospitalar.

Esta tecnologia oferece enorme benefício aos milhares de pacientes atendidos mensalmente pelo complexo Funfarme (85% dos pacientes atendidos pelo Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade são do SUS), pois agiliza o diagnóstico médico. São quase 1.000 profissionais, de 63 especialidades, que agora dispõem instantaneamente das imagens para auxiliá-los no diagnóstico e definição do tratamento mais adequado a seus pacientes. "Como referência na área da Saúde, a Funfarme busca sempre dispor da mais alta tecnologia para oferecer o melhor à população. Dispomos da internet de alta velocidade e aplicativos que nos possibilitam dar uma resposta mais rápida ao paciente, e o tempo é precioso quando se trata do bem estar, da vida das pessoas", afirma o nefrologista e diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho.

Por ser referência em traumas, o HB atende grande número de pacientes graves, vítimas de acidentes automobilísticos e de trabalho, entre outros. Ter o resultado do exame de imagem imediatamente faz toda a diferença, segundo o chefe da Emergência, o médico cirurgião Paulo Spada. "Além do acesso imediato, dispomos de um aparelho de raios X portátil, conectado via wi fi, que permite vermos as imagens já no momento em que o paciente está sendo submetido ao exame, permitindo a nós decidir logo como agir", afirma.

No complexo que reúne o Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, Ambulatório Geral de Especialidades, Hemocentro e o Instituto Lucy Montoro, os médicos precisam vencer grandes distâncias para chegar aos pacientes. Ter o diagnóstico por imagem na palma da mão, portanto, é fundamental, como relata o médico residente da ortopedia Dr. Luiz Felipe Alberte Derroidi. "Já se tornou comum eu acessar um raios X ou ressonância enquanto estou no elevador, a caminho de onde está o paciente."

Agilidade e precisão são termos utilizados pelos médicos para descrever os benefícios do novo sistema implantado pela Funfarme. "Ganhamos agilidade e precisão no atendimento, principalmente porque temos todo o histórico do paciente e de casos semelhantes que podemos consultar", explica Dra. Ana Carolina Gonzaga de Melo, residente médica da Clínica.

Recursos e ferramentas tecnológicas ao médico 

O sistema oferece ao médico inúmeros recursos que o possibilitam analisar melhor, em detalhes, a imagem na tela do smartphone, tablet ou computador. O médico pode girar a imagem do osso, órgão ou qualquer estrutura para ver um detalhe e girá-lo 360 graus.

Ele dispõe de uma "régua virtual" para medir a estrutura. No exame de tomografia computadorizada, o programa informa o perímetro e a densidade do órgão. "Além destes e muitos outros recursos técnicos, a tecnologia chama a atenção pela alta definição das imagens", afirma o analista de sistemas Thiago Soler, do Setor RIS/PACS da Funfarme, responsável pelo desenvolvimento do projeto de implantação do sistema na fundação.

Como cada exame resulta em várias imagens, o médico pode decidir se quer ver, na tela de seu dispositivo, uma, duas ou mais imagens, séries ou até mesmo estudos diferentes, possibilitando comparações com exames anteriores. E pode buscar um exame semelhante, disponível no banco de imagens da Funfarme. "É fantástico eu poder recorrer a vários outros casos clínicos semelhantes ao que está em minhas mãos, o que nos ajuda muito a ter um diagnóstico mais seguro", afirma Dr. Erlon Menezes, residente da clínica.

Não são somente as imagens a que se tem acesso através do sistema. Junto com o resultado do exame, está o laudo do médico radiologista e todos os documentos referentes ao paciente, imprescindíveis para o diagnóstico final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.