Publicidade
Início Serviços Case Eletrobras implanta projeto de Smart Grid em seis estados

Eletrobras implanta projeto de Smart Grid em seis estados

0
Publicidade

A Cisco foi selecionada como a principal fornecedora de infraestrutura de comunicação para o projeto de medição inteligente do programa Energia+ da Eletrobras, que atenderá os estados do Amazonas, Alagoas, Acre, Piauí, Rondônia e Roraima. Com financiamento do Banco Mundial no valor de R$ 1,2 bilhão, o projeto Energia + possibilitará a eficiência operacional destas empresas através da melhoria da qualidade dos serviços e do controle de perdas não técnicas, que segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), chegam em média a  22% na região Norte e 10% no Nordeste em relação a energia requerida.

Os medidores utilizam a arquitetura Cisco FAN (Field Area Network) que funciona com uma Infraestrutura de Medição Avançada (AMI, do inglês:  Advanced Meter Infrastructure) que atenderá a 80 mil medidores na primeira fase do projeto. Trata-se de uma solução flexível, segura,  resiliente, baseada no padrão IPv6, e que permite a implantação de diversas outras soluções, como automação  da distribuição de energia, gerência das equipes de campo e integração com sistemas legados.

Com o AMI os dados serão transmitidos em tempo real utilizando a rede sem fio para a Central de Inteligência da Medição que será localizado em Brasília. Com isso, é possível monitorar e controlar aos medidores de energia e no futuro a rede elétrica, permitindo identificar  e corrigir falhas na distribuição com mais agilidade.

Além disso, a solução representa também redução de custos operacionais, uma vez que vai diminuir os deslocamentos de equipes técnicas aos locais mais remotos e de difícil acesso. O consumidor, por sua vez, terá condições de acompanhar e controlar o seu consumo.

“Esse é um projeto inovador que vai nos ajudar a otimizar nosso atendimento e a forma como trabalhamos. Com os medidores inteligentes, as informações sobre o consumo serão transmitidas diretamente para o Centro de Inteligência da Medição, diminuindo deslocamentos de equipes técnicas e aumentando a precisão das medições”, afirma Paulo Lucena, da Eletrobrás.

“O grande benefício desse projeto é ter mais visibilidade e maior controle sobre a rede. A escolha da Cisco para fazer parte desse projeto reitera a nossa expertise em Smart Grid e o nosso compromisso de contribuir com a inovação no País.”, afirma Marcus Luz, diretor de operações do segmento de grandes empresas da Cisco do Brasil.

A implantação do projeto AMI, no contexto do Programa Energia+ será realizada pelo consórcio formado pela Siemens, Itron, Telefônica e Telemont, parceira da Cisco, para fornecer Smart Grid nas cidades atendidas pelas Empresas de Distribuição da Eletrobrás. Atualmente o projeto está em fase de mobilização. A implementação total está prevista para ser finalizada em 2017.

Em uma fase posterior, o Smart Grid permitirá que empresas possam vender sua cota de energia excedente, além de possibilitar ofertas pré-pagas e tarifação dinâmica.  A arquitetura FAN da Cisco é baseada em uma plataforma tecnológica aberta que utiliza padrões de mercado, garantindo assim o desenvolvimento de novas aplicações e serviços  e a capacidade constante de inovação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile