Publicidade
Início Blogueria Medir, para gerenciar.

Medir, para gerenciar.

0
Publicidade

É impossível gerenciar aquilo que não se pode medir, frase dita por Peter Druker, segundo muitos o pai da administração moderna.

Dentre as máximas na gestão e essa é uma das mais lembradas. Esse conceito está cada vez mais atual, até os mais conservadores perceberam que, sem controle, o processo de tomada de decisões é caótico, tornando-se praticamente um voo cego com consequências imprevisíveis.

Talvez o maior problema depois de convencer os mais resistentes a implantar processos para medir e gerenciar é a definição de o que medir, como e com que frequência? E o que não medir?

A escolha correta de quais indicadores de desempenho são mais relevantes e devem ser medidos, é fundamental para não se afogar em um mar de informação inútil, que pouco ajudará a melhorar o gerenciamento e de eficiência na empresa.

Como orientação, comece a medir os indicadores de desempenho que são considerados fundamentais como: financeiro, clientes, marketing e vendas, processos operacionais e logísticos, colaboradores e responsabilidade social.

É importante saber exatamente quais informações gerenciar em cada indicador, para os mais utilizados são:

Financeiro: Lucro Líquido, margem, EBITDA;

Cliente: retenção, satisfação, rentabilidade;

Marketing e Vendas: crescimento de mercado, participação no mercado, custo por Lead, taxa de conversão;

Operação: utilização da capacidade, perdas por processo, projetos/prazo, qualidade e retrabalho;

Colaborador: receita por Funcionário, satisfação, tempo médio para contratação;

Responsabilidade social: carbono, água, consumo de energia, resíduos;

Para conseguir sucesso com as medições e principalmente com a gestão dos indicadores, é fundamental comunicar e engajar a estratégia para toda a organização, alinhar os objetivos estratégicos, e medir o desempenho organizacional, garantindo que se está medido os indicadores corretos e gerenciando de maneira mais eficiente e eficaz toda a organização.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile