É impossível gerenciar aquilo que não se pode medir, frase dita por Peter Druker, segundo muitos o pai da administração moderna.
Dentre as máximas na gestão e essa é uma das mais lembradas. Esse conceito está cada vez mais atual, até os mais conservadores perceberam que, sem controle, o processo de tomada de decisões é caótico, tornando-se praticamente um voo cego com consequências imprevisíveis.
Talvez o maior problema depois de convencer os mais resistentes a implantar processos para medir e gerenciar é a definição de o que medir, como e com que frequência? E o que não medir?
A escolha correta de quais indicadores de desempenho são mais relevantes e devem ser medidos, é fundamental para não se afogar em um mar de informação inútil, que pouco ajudará a melhorar o gerenciamento e de eficiência na empresa.
Como orientação, comece a medir os indicadores de desempenho que são considerados fundamentais como: financeiro, clientes, marketing e vendas, processos operacionais e logísticos, colaboradores e responsabilidade social.
É importante saber exatamente quais informações gerenciar em cada indicador, para os mais utilizados são:
Financeiro: Lucro Líquido, margem, EBITDA;
Cliente: retenção, satisfação, rentabilidade;
Marketing e Vendas: crescimento de mercado, participação no mercado, custo por Lead, taxa de conversão;
Operação: utilização da capacidade, perdas por processo, projetos/prazo, qualidade e retrabalho;
Colaborador: receita por Funcionário, satisfação, tempo médio para contratação;
Responsabilidade social: carbono, água, consumo de energia, resíduos;
Para conseguir sucesso com as medições e principalmente com a gestão dos indicadores, é fundamental comunicar e engajar a estratégia para toda a organização, alinhar os objetivos estratégicos, e medir o desempenho organizacional, garantindo que se está medido os indicadores corretos e gerenciando de maneira mais eficiente e eficaz toda a organização.
Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.