CPI dos crimes cibernéticos pede fiscalização na Anatel

0

O relatório final da CPI dos crimes cibernéticos, aprovado nesta quarta-feira, 4, prevê duas Propostas de Fiscalização Financeira e Controle para que a Câmara fiscalize, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), a atuação da Anatel acerca da correta bilhetagem dos serviços de dados, por parte das prestadoras móveis, e da correta implementação e utilização dos cadastros de usuários de telefones pré-pagos.

O objetivo da primeira proposta é verificar quais foram os procedimentos de fiscalização realizados pela Agência com o intuito de averiguar a coleta e a consolidação das informações de tráfego de dados dos usuários por parte das prestadoras do Serviço Móvel Pessoal, bem como a cobrança pela prestação do serviço, e quais os resultados dessas fiscalizações. Outros pontos que serão elucidados são os procedimentos de fiscalização realizados pela agência com o intuito de verificar o cumprimento da divulgação do volume diário de dados trafegados; dos limites estabelecidos por franquias e os excedidos; e o valor da chamada, da conexão de dados ou da mensagem enviada, explicitando os casos de variação horária, previstos no regulamento do consumidor.

Segundo o relator da CPI, deputado Esperidião Amin (PP-SC), a preocupação da sociedade com o assunto é tão evidente que, atualmente, já tramitam dois projetos de lei na Câmara (PL 418/2015 e PL 4470/2015), ambos no sentido de proibir as prestadoras de interromper o acesso a internet para o usuário que exceder a franquia de dados contratada no SMP.

Na outra proposta de fiscalização, a CPI quer saber se a Anatel está acompanhando a aplicação , por parte das operadoras, da Lei 10.703, de 2003, que "Dispõe sobre o cadastramento de usuários de telefones celulares pré-pagos". Amin disse que o ambiente de pouca confiabilidade tem sido explorado, em escala crescente, por criminosos que informam falsos dados e têm seus aparelhos habilitados sem nenhuma dificuldade. "Não é à toa que os dados da criminalidade com a utilização de celulares pré-pagos tem sido alarmantes", ressalta.

O relatório ainda traz indicação para que a Anatel adote as medidas necessárias para a implantação do IPV6 ou de tecnologia similar no País. Na justificativa, o relator afirma que a nova versão do protocolo de endereçamento resolve definitivamente o problema da escassez de endereços na internet, o que permitirá aos provedores atribuir um identificador único para cada usuário, sem necessidade de compartilhamento. "Desta forma, o rastreamento dos registros de acesso de qualquer investigado será mais simples, facilitando sobremaneira o trabalho da autoridade policial no combate aos crimes cibernéticos", sustenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.