CPFL Energia implementa capacidade de armazenamento

0

O crescimento constante do número de consumidores e a ampliação da base de dados da CPFL Energia demandou uma solução tecnológica capaz de melhorar a agilidade e a precisão nas atualizações do mapa da rede elétrica da distribuidora e, consequentemente, o atendimento de cerca de 9,1 milhões de clientes da empresa de nove concessionárias de energia presente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Com o objetivo de absorver esta demanda de novos clientes e garantir o desempenho dos sistemas de gestão de rede elétrica e de atendimento, a CPFL Energia se uniu a Hitachi Data Systems, para promover um sistema mais robusto e capaz de processar grandes quantidades de dados com mais rapidez, na metade do tempo que a tarefa era realizada anteriormente.

Em tempos em que a demanda por energia não para de crescer (a previsão é de aumento 2% por ano até 2020), a empresa brasileira procurou um parceiro com vocação para a Inovação Social. A Hitachi entendeu que era possível utilizar-se da tecnologia para ser bem-sucedido no seu modelo de negócio, e, com eficiência e economia de recursos, impactar na melhoria da sociedade sem causar danos ambientais.

A empresa de distribuição de energia precisava ampliar a capacidade de gerenciamento de dados de seus clientes e proporcionar mais rapidez na resolução de problemas, como falta de energia em residências, empresas, hospítais e indústrias. Sua solução através da Hitachi foi ter disponível uma plataforma de armazenamento de dados virtuais apta a processar uma grande quantidade de informação no menor tempo possível.

Operação

O resultado gerado com essa parceria foi a maior agilidade no processamento de dados ocasionando uma melhor prestação de serviço para o consumidor final e segurança para os eletricistas da empresa. O monitoramento ágil e preciso aumentou a velocidade das operações na rede elétrica operada pela CPFL Energia. Com informações mais precisas e atualizadas, os funcionários da companhia tiveram a chance de realizar reparos de maneira mais rápida e segura. A parceria Hitachi-CPFL traz, também, benefícios na redução de custos da operação já que requer menos energia, ar condicionado e espaço no data center para funcionar.

"O nosso relacionamento com a Hitachi se iniciou no fim de 2014 e a partir daí nós passamos a estreitar o relacionamento e compartilhar a demanda de tecnologia que a CPFL necessitava para automatizar e acelerar os processos de negócio, o que resultou na execução deste projeto que reduziu em 3 vezes o tempo de organização e atualização da base de dados da rede elétrica", declara Tiago Machado, líder técnico de infraestrutura de TI da CPFL.

A nova plataforma de armazenamento de dados virtual garantiu que CPFL Energia identificasse e corrigisse os problemas na rede elétrica em menos tempo. O monitoramento mais rápido e preciso aumenta a velocidade de todas as operações, inclusive dos reparos que evitam problemas futuros e dos atendimentos aos chamados de emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.