Operadoras de cartões anunciam início de envio e recebimento de dinheiro por WhatsApp

0
99

Uma pesquisa sobre pagamentos em tempo real realizada pela Mastercard, revelou que cerca de 75% dos brasileiros gostariam de poder fazer pagamentos em tempo real, independentemente do prestador de serviço financeiro, enquanto 53% gostariam de fazer esse tipo de pagamento por meio de aplicativos de mensagens ou de redes sociais.

A partir de hoje, clientes Mastercard no Brasil podem enviar e receber dinheiro para amigos e familiares pelo WhatsApp. Os portadores de cartões de débito Mastercard com cartões emitidos pelo Banco Inter, Itaú, Nubank e Sicredi poderão utilizar o inovador serviço de transferências em tempo real pelo WhatsApp. A solução é habilitada pelo Facebook Pay e processada por Facebook Pagamentos e Cielo.

O anúncio foi feito depois que o Banco Central do Brasil concedeu oficialmente uma licença de Iniciador de Pagamento ao Facebook Pagamentos do Brasil Ltda e aprovou o novo esquema de transferência da Mastercard. Outros parceiros bancários deverão ingressar no programa em breve.

O serviço utiliza o Mastercard Send para permitir pagamentos em tempo real* para milhões de usuários do WhatsApp no Brasil que agora podem transferir dinheiro para amigos e familiares de maneira rápida, simples e segura. O Mastercard Send™ é parte da estratégia de expansão e interoperabilidade da Mastercard e permite que pessoas e organizações enviem e recebam dinheiro como, onde e quando quiserem, tanto por cartão quanto por trilhos de pagamento em tempo real, proporcionando maior escolha, acesso e controle financeiro.

Toda transferência feita no WhatsApp é protegida por múltiplas camadas de segurança. As soluções de tokenização da Mastercard potencializam a autenticação das instituições financeiras para assegurar que o usuário do WhatsApp seja o proprietário do cartão. A tokenização protege as informações do titular, substituindo o número do cartão original de 16 dígitos por um número alternativo exclusivo, ou "token", que está associado ao cartão de débito individual de cada usuário do WhatsApp e não funcionará em nenhum outro lugar. Os consumidores criam o token e depois inserem a senha de segurança do Facebook Pay ou a biometria do dispositivo sempre que desejarem fazer uma transação.

Também comemorando a liberação das transações por WhatsApp, o Mercado Pago informou que seus clientes poderão utilizar WhatsApp para enviar e receber dinheiro. Para utilizar a nova função, basta que os usuários vinculem o cartão Mercado Pago Visa ao WhatsApp. Os pagamentos são realizados na função débito, permitindo utilizar o saldo da conta Mercado Pago, que é gratuita.

A função de pagamentos no WhatsApp será disponibilizada gradualmente nas próximas semanas em todo o país, e o serviço de pagamentos para empresas será ativado no futuro após aprovação. As transferências e pagamentos via Whatsapp são protegidos por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis.

 

Deixe seu comentário