Governo lança portal único de serviços para servidores públicos federais

0

O governo federal lançou nesta terça-feira, 4, um portal especialmente destinado aos servidores do Poder Executivo Federal: o SouGov.br. A previsão é de que mais de 1,3 milhão de usuários e mais de 14 mil servidores da área de gestão de pessoas sejam beneficiados com a nova ferramenta tecnológica. O ambiente, que pode ser acessado pela internet ou aplicativo, reúne funcionalidades relacionadas ao cotidiano do serviço público, como o envio de atestado médico e a solicitação de auxílio-transporte. A tecnologia também atenderá a aposentados e pensionistas. A lista completa de serviços pode ser consultada aqui. Já o app pode ser baixado gratuitamente na Google Play e na AppStore.

"O objetivo é resolver o excesso de requisitos e canais de acesso aos serviços, acelerar o tempo e a qualidade de atendimento e expandir a oferta de serviços digitais, tornando o SouGov.br um canal único para direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a administração pública federal. Vamos transformar a experiência do servidor com a gestão de pessoas do governo", anunciou o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (SEDGG/ME), Caio Mario Paes de Andrade.
Em uma primeira fase, o SouGov.br vai trazer os serviços já disponíveis no Sigepe mobile – atual aplicativo que será desativado em breve. Gradativamente, os serviços atualmente oferecidos pelo Sigepe Banco de Talentos e Sigepe Gestor também serão migrados para o novo aplicativo. Além disso, até setembro de 2022, serão oferecidas outras 20 funcionalidades inéditas.

Irreversível

"Vejo, num futuro próximo, o Estado funcionando como um ente quase que totalmente digital. A transformação digital do Estado está acontecendo e vai se aprofundar. Tudo o que transformamos em digital nunca mais volta para trás. É irreversível. E assim estamos nos adaptando às transformações que o mundo exige e preparando o futuro da Administração Pública, o que certamente irá impactar num atendimento de excelência para todos os cidadãos", diz o secretário da SEDGG.

O SouGov.br foi desenvolvido pelo Serpro, principal parceiro do governo na transformação digital do Brasil. "Essa transformação não é apenas a migração de processos para o meio eletrônico, mas uma mudança cultural de desburocratização dos serviços da administração pública para o cidadão. É a ressignificação da relação entre os brasileiros e o Estado, oferecendo soluções digitais inteligentes, mais simples, ágeis e seguras, para facilitar a vida de todos", avalia o presidente do Serpro, Gileno Barreto. Segundo Gileno, a previsão é de que sejam lançadas novas funcionalidades a cada dois meses.

Unidades de gestão de pessoas

Para as unidades de gestão de pessoas, serão cerca de 40 serviços automatizados. A ideia é promover uma mudança de ponta a ponta, promovendo a automação de processos e unificando canais de atendimento. Os gestores também terão acesso a vários instrumentos e informações diversas sobre a força de trabalho da administração pública federal. "Isso irá ajudá-los na tomada de decisões e na construção de uma política de gestão de pessoas mais moderna e eficiente. Assim, o trabalho fica mais simples e ágil. Os processos internos de pessoas serão padronizados e automatizados, o que significa um melhor aproveitamento da força de trabalho e dos recursos públicos federais para outras demandas", explica o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani.

Acesso Único Gov.br

Para se conectar ao SouGov.br, o servidor deve ter uma conta gov.br. O login único do Governo Federal (acesso.gov.br), que já dá acesso a mais de um mil serviços públicos digitais, também será a chave de acesso para todos os serviços de gestão de pessoas.
Uma das maiores plataformas de governo do mundo, o portal http://gov.br alcançou, na semana passada, 100 milhões de usuários cadastrados, cerca de 47% da população brasileira. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.