Publicidade
Início Blogueria Phishing Scam – um perigo real

Phishing Scam – um perigo real

0
Publicidade

O Brasil é hoje o 5º país mais conectado à internet. Segundo dados do Instituto Ipsos, o percentual de brasileiros conectados subiu de 27% para 48% entre 2007 e 2011, atingindo o impressionante número de 94,2 milhões de internautas tupiniquins em dezembro de 2012.

Naturalmente, junto com um aumento assim tão expressivo no número de usuários, vem toda a sorte de perigos: golpes para extorquir dinheiro, roubos de informações confidenciais, dados de cartões de crédito, software malicioso, etc.   E no meio desta infindável lista, ganha destaque uma técnica antiga e que requer baixo conhecimento técnico – o Phishing Scam.

O Phishing Scam consiste no envio de e-mails com promessas de dinheiro fácil e ofertas financeiras de todo o tipo – sempre vindas de alguém que você não conhece e não enviadas diretamente para seu e-mail.

Para exemplificar, transcrevo aqui a troca de mensagens entre  Dody Lira, gerente sênior do datacenter americano Softlayer e responsável pelo grupo antispam e um scammer recentemente.

———————————————
From: “Freddy Scammer” <scammer@address>
To: “Freddy Scammer” <scammer@address>
Subject: PA URGENTLY NEEDED

Hi, I am looking for a Personal Assistant, Kindly let me know if you are interested, and i can send you more details. Thank you
Freddy Scammer
———————————————

Obviamente, os nomes e e-mails do exemplo acima foram preservados.   O interessante é notar que o e-mail do scammer foi enviado ao destinatário em BCC – certamente junto com milhares de outros destinatários.

Nosso amigo Dody troca algumas mensagens com o scammer, não se expondo, mas ‘dando corda’ para ver se o scammer revela mais sobre suas intenções.  A proposta do scammer é de pagar 500 dólares por semana para receber encomendas (caixas) e reenviá-las para o(s) endereço(s) indicados a ele.  Parece realmente muito fácil.  Tudo o que é necessário é fornecer seus dados pessoais completos (nome, endereço completo, telefones, etc) ao fraudador, receber as caixas e reenviá-las.

Neste caso específico o que está acontecendo é o seguinte: o fraudador usa números de cartão de crédito roubados para fazer compras e as envia para o endereço da vítima.  Este recebe as caixas e as repassa ao fraudador, de modo que, se alguém for pego, será a vítima, que acha que fez grande negócio ao receber 500 dólares por semana ‘apenas’ para receber caixas e as reenviar.  Parece tolo, mas com o número crescente de pessoas começando a usar a internet torna-se muito alto o número de pessoas que não tem discernimento para entender o risco, ou que precisa muito do dinheiro e se deixa levar pela oferta tentadora.

Como sempre, educação é a chave: recebeu e-mail de quem você não conhece e que nem ao menos foi enviada para seu e-mail diretamente?  Nem leia.  Não existe este tipo de oferta estonteante. Infelizmente, o que existe é um golpe e você provavelmente será a vítima. Atenção!

Flávio Carvalho, diretor de Serviços da Arcon serviços gerenciados de segurança

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile