Banco Central: Contas de pagamentos pré-pagas também terão regras para débito automático

0

O Banco Central estendeu para as contas de pagamentos pré-pagas as regras sobre autorização e cancelamento de débitos em conta que já estavam previstas para as contas de depósitos e para as contas-salário. A nova regulamentação, que entra em vigor em 3 de novembro, determina que as autorizações deverão ter finalidade específica e conter, entre outras informações, a discriminação da conta a ser debitada. Desse modo, o débito ocorrerá somente nas contas específicas informadas pelos titulares e terá finalidade definida.

A regulamentação, que faz parte da Agenda BC# nas dimensões de Transparência e Competitividade, confere mais transparência ao processo de autorização de débitos em conta, não permitindo, por exemplo, as autorizações com poderes amplos e genéricos.
Para que o processo se torne mais claro para os clientes, as instituições detentoras das contas de pagamento pré-pagas ficam obrigadas a disponibilizar extratos contendo a relação das autorizações de débitos formalizadas, além dos valores dos débitos futuros.

Os titulares das contas poderão, a qualquer tempo, cancelar as autorizações de débitos. Esse cancelamento poderá ser feito inclusive para as autorizações de débitos relativas a operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro.

As regras para as autorizações de débito em contas de depósitos e em contas-salário já tinham sido definidas pela Resolução nº 4.790 do Conselho Monetário Nacional (CMN), de março deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.