Plataforma ajuda PMEs a adotarem práticas sustentáveis

0
45

Se antigamente unir o mercado financeiro a ações sustentáveis parecia uma missão impossível, hoje essa junção se tornou uma realidade vital para a sobrevivência das empresas. No último Fórum Econômico Mundial (2020), executivos de diversas áreas reafirmaram o compromisso com o "capitalismo stakeholder", aquele que volta os interesses da empresa a qualquer um que dependa, diretamente ou não, do sucesso da companhia, antes do lucro. Afinal, cada vez mais os empresários veem a necessidade de integrar a Governança Ambiental, Social e Corporativa (Environmental, social and corporate governance), já que os consumidores estão ainda  mais conscientes e exigentes.

Para fomentar o empreendedorismo sustentável, a Openbox.ai, fintech de crédito empresarial, seguiu para o mercado em busca de indicadores que pudessem aferir as ações sustentáveis colocadas em prática por pequenas e médias empresas. Para a surpresa da startup, não encontraram nenhuma certificação que pudesse ser utilizada como balizadora para PMEs. Foi nessa busca que, após participarem do Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas (Lift), do Banco do Brasil, os fundadores da fintech desenvolveram um portal que incentiva empreendedores a tornarem seus negócios mais sustentáveis, o PME Sustentável.

"Nem sempre as pequenas e médias empresas reconhecem nas ações do dia a dia práticas sustentáveis. Mas a verdade é que muitas delas já fazem economia de energia, se preocupam com a não-discriminação no trabalho, impactam positivamente suas comunidades e, com as responsabilidades ambiental, social e de governança em alta, essas práticas podem também trazer vantagens para elas no mercado", afirma Maurício Rodrigues, CEO da Openbox.ai, que concede descontos nas operações de crédito empresarial para empresas que comprovam ter ações sustentáveis.

Simulador Sustentável na prática

A plataforma PME Sustentável apresenta como ter ações sustentáveis, um departamento de boas ideias e o grande destaque: o Simulador Sustentável. Nele, é possível avaliar gratuitamente, por meio de um questionário, as ações desenvolvidas pelas pequenas e médias empresas.

São utilizados 52 critérios que irão simular o nível de desenvolvimento sustentável dos negócios, entre eles: a proteção ambiental, duração da jornada semanal de trabalho, remuneração, relações de trabalho, economia das famílias, trabalho infantil, discriminação, comunicação sobre o sistema produtivo, gestão da qualidade, entre outros.

No Portal, também é possível conhecer práticas que já estão em funcionamento em algumas empresas brasileiras, para que os empreendedores se inspirem e desenvolvam seus próprios projetos, dentro da realidade de cada marca.

Certificação para o mercado: Índice de Ações Sustentáveis

Ainda, para que mais empresas consigam alinhar suas ações aos ESG, a Openbox.ai criou a Certificação IAS, auditada in loco pela Ecocert Brasil, uma certificadora internacional, com o suporte tecnológico da Openbox.ai.

Após a auditoria, a empresa converte seu IAS em um desconto na sua taxa de operações de crédito com a Openbox.ai, ou seja, tendo acesso a crédito mais barato por ser uma empresa com ações sustentáveis. O desconto em operações financeiras baseado no score da certificação tem validade de 365 dias, podendo ser renovado anualmente.

"Somos uma fintech de antecipação de recebíveis, mas nosso propósito é transformar o mundo oferecendo taxas menores para pequenas e médias empresas com ações sustentáveis. Foi por isso que criamos essa certificação", finaliza Maurício Rodrigues, CEO da Openbox.ai.

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 16 e 17 de junho o ESG Forum, evento que vai discutir através de painéis de discussão os desafios para se tornar uma empresa ESG, governança corporativa, mudanças climáticas e capital humano. Mais informações, grade do evento, inscrições no site www.esgforum.com.br ou pelo telefone/WhatsApp 11-3138-4619 info@tiinside.com.br

Deixe seu comentário