O Nubank acaba de receber o Selo de Prevenção a Fraudes, medida coordenada pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF). Lançada em 2024, a certificação reconhece instituições comprometidas com as melhores práticas na prevenção, combate e conscientização sobre fraudes e golpes no setor financeiro.
A conquista atesta o uso contínuo de soluções tecnológicas avançadas, políticas robustas de segurança e ações de conscientização por parte do Nubank para garantir a proteção de seus mais de 118 milhões de clientes — mais de 104 milhões somente no Brasil.
O Baco oferece diversas ferramentas de segurança para proteger os clientes, e as principais são:
Chamada Verificada: Permite que os clientes verifiquem na tela inicial do aplicativo se estão de fato em uma chamada feita pelo Nubank quando recebem um contato telefônico.
Modo Rua: É uma ferramenta de segurança no aplicativo que permite que os clientes definam limites de transação para pagamentos Pix, TED e boleto quando seus dispositivos não estão conectados a uma rede Wi-Fi segura.
Alô Protegido: Este recurso bloqueia automaticamente chamadas telefônicas suspeitas de centros de atendimento ao cliente falsos, evitando golpes.
Canal de Relatórios: Torna possível denunciar fraudes ou tentativas de golpes envolvendo indevidamente o nome da empresa.
Me Roubaram: É um site exclusivo para clientes do Nubank que permite que eles bloqueiem os telefones celulares dos nossos clientes e cartões de forma rápida e segura em caso de roubo.
Hub de segurança: É um hub abrangente que oferece conteúdo educacional sobre tentativas de fraude, roubo de senha, clonagem de cartão de crédito, golpes via Pix ou WhatsApp e até mesmo roubo de celular.
Pack de Proteção: Conjunto de ferramentas que atuam de forma simultânea para proteger o dinheiro e as transações.
Defesas Inteligentes: Sistema que por meio de dados aponta comportamentos atípicos do usuário, permitindo que o Nubank defenda o cliente contra ataques. Quando vemos uma compra de cartão de crédito riscada na fatura, ou quando recebemos uma mensagem no aplicativo pedindo para confirmar uma transação, pode ser a inteligência artificial emitindo alertas ou bloqueando operações para evitar transações indevidas.