A Câmara dos Deputados promove nessa quinta-feira, 06/07, em Brasília, o seminário sobre Formatos de Documentos Digitais Textuais, que terá como tema a definição de padrões para criação, disseminação e preservação de documentos digitais textuais, como os gerados por editores de texto e planilhas eletrônicas.
Destinado aos formuladores de políticas públicas relacionadas à áreas, grupos de padronização, gestores de informação e de informática, bibliotecários, arquivistas, analistas de sistemas, fabricantes e desenvolvedores de soluções para automação de escritórios, o evento terá importância na definição, pela Câmara dos Deputados, do padrão que a casa adotará no futuro.
Os trabalhos do Legislativo brasileiro estão fortemente baseados em informações produzidas em formato de texto. A automação do processo legislativo implica na utilização de sistemas que gerenciem documentos digitais em ambiente de escritório, garantindo sua autenticidade, acessibilidade e preservação no longo prazo, já que representam patrimônio cultural e fonte de pesquisa histórica.
Até as atividades administrativas são, em sua maior parte, desenvolvidas por meio da chamada ?correspondência oficial?, também registrada em documentos de texto digitais. A ampla utilização de documentos digitais colabora de forma decisiva para o aumento da transparência e contribui para o controle social sobre os atos administrativos da Casa.
No seminário será apresentado um panorama da realidade atual e os desafios futuros, assim como as iniciativas de definição de formatos abertos, baseados na tecnologia XML para documentos legislativos.
Na segunda parte haverá um painel com a participação de desenvolvedores de soluções tecnológicas. Os formatos mais utilizados atualmente serão analisados sob as dimensões tecnológicas, ergonômicas (usabilidade), bem como a aderência a normas e padrões brasileiros e internacionais.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Portal da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br).