Syrix lança plataforma de teste de aplicações na nuvem

0

A Syrix acaba de lançar uma nova oferta de plataforma como serviço (PaaS), baseada em nuvem, que oferece de forma integrada e ágil as melhores práticas, processos e ferramentas adotadas pela fornecedora em seus projetos de gestão de desempenho de aplicações e experiência dos usuários, teste de performance e qualidade de código-fonte (code review).
Grande parte dos gestores de TI responsáveis pela validação da performance de aplicações nas empresas devem concordar com dois fatos diretamente relacionados às suas atividades. Primeiro, que a cada dia a importância de se testar e eliminar contenções e defeitos em aplicações, que comprometam a qualidade da experiência do usuário é maior, sendo alvo constante da atenção das organizações. Segundo, que a medida que o número de aplicações e a complexidade das mesmas cresce de forma acelerada, o desafio de se montar ambientes de teste rapidamente e encontrar recursos disponíveis para execução dos mesmos passa a comprometer a produtividade dos times de teste e homologação,afetando diretamente o valor agregado ao negócio.
Com o objetivo de proporcionar a seus clientes, em ambientes pré-produtivos, maior agilidade e capacidade de atendimento nas fases de validação de aplicações, conjugados com a utilização eficiente de recursos de TI e redução de custos, a Syrix desenvolveu uma plataforma de teste e qualidade de aplicações baseada em cloud computing que promete solucionar os grandes desafios que ainda limitam o valor agregado ao negócio pelas áreas de teste e homologação de sistemas.
Nesta nova oferta, as organizações encontram templates pré-configurados dos mais comuns elementos de infraestrutura encontrados, como por exemplo, servidores de aplicação, bancos de dados, balanceadores de carga, firewalls e outros. São ainda pré-disponibilizadas ferramentas de monitoração de aplicações e infraestrutura, geradores de carga e analisadores de código-fonte, todos integrados nativamente. Em questão de minutos, pode-se configurar a arquitetura da aplicação a ser testada e habilitar o ferramental a ser utilizado nos testes. Valendo-se da flexibilidade e agilidade típicas da computação em nuvem, a aplicação é provisionada, a quantidade de recursos como CPU e memória definidos e os testes são iniciados de acordo com os objetivos planejados junto ao cliente. Ao final dos testes, os resultados são consolidados e disponibilizados aos clientes, que podem se concentrar nas ações de otimização das aplicações e não na montagem de infraestrutura, configuração de ferramental, etc. Os recursos da nuvem utilizados durante o teste são liberados e as configurações da aplicação são armazenadas para futura utilização sempre que necessário.
De acordo com André Pedrosa, diretor executivo da Syrix, a utilização de computação em nuvem como tecnologia base para a nova plataforma de teste e qualidade da empresa permite que se atinja alguns dos principais objetivos dos CIOs atualmente,que são a drástica redução do "time-to-market" de novos serviços de TI aos clientes, de forma segura e controlada e mantendo alta eficiência de custos. "Atualmente, os ciclos de entrega de novos serviços de TI são medidos em semanas, quando não em dias. Para se acompanhar esse ritmo de inovação, as áreas de teste e homologação de sistemas terão necessariamente que buscar formas inovadoras de produzir muito mais com o mesmo orçamento disponível, sob pena de tornar, a si próprio, um gargalo para todo negócio", afirma o executivo.
"É muito mais comum do que se imagina encontrar empresas que mantém times numerosos para desenvolver atividades de montagem e operação de ambientes de teste, como por exemplo, negociação com as áreas de infraestrutura em busca de recursos, instalação e configuração ferramentas de monitoração, configuração de scripts, consolidação de resultados, dentre outras atividades. Porém, apesar dos altos custos envolvidos, o resultado final é um tempo enorme dispensado na preparação dos testes e um tempo reduzidíssimo para análise e atuação em problemas. Nossa oferta baseada em nuvem se propõe a inverter este cenário, reduzindo fortemente o tempo de montagem de ambientes de teste e liberando os nossos clientes para transformar os resultados em melhorias,de forma ágil e com baixos custos.", diz André Pedrosa.
A versão da plataforma de teste e qualidade da Syrix suporta inicialmente aplicações desenvolvidas em Java e .NET. Para a próxima versão, está previsto o suporte a Ruby on Rails e PHP. A plataforma está baseada em nuvem privada da Syrix e é acessível via Internet, porém já há a modalidade de instalação e operação da nuvem privada na própria rede do cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.