Falha de segurança afeta 900 milhões de dispositivos equipados com Android

0

A startup de segurança móvel Bluebox divulgou uma vulnerabilidade na segurança de dispositivos com sistema operacional Android, do Google, a qual permite que hackers transformem um aplicativo legítimo em um trojan malicioso por meio da modificação de um código, sem precisar quebrar a assinatura criptográfica do app. A ação, segundo a empresa, é totalmente despercebida pela loja de aplicativos, o telefone ou o usuário final.

No comunicado em seu blog, feito pelo diretor de tecnologia da Bluebox, Jeff Forristal, a empresa alerta que essa vulnerabilidade, que circula pelo menos desde o lançamento do Android 1.6, em 2009, pode afetar qualquer dispositivo com o sistema lançado nos últimos quatro anos, o que contabiliza, segundo Forristal, cerca de 900 milhões de aparelhos. "Dependendo do tipo de aplicação, um hacker pode explorar a vulnerabilidade para qualquer coisa, desde roubo de dados até a criação de uma botnet [máquinas invadidas formaram uma rede controlada à distância] móvel."

A situação se agrava quando o trojan é instalado em um aplicativo desenvolvido pelo fabricante do dispositivo ou por empresas que trabalham em parceria com esses fabricantes, que garantem privilégios dentro do sistema. Isso significa que, a partir da instalação em um desses aplicativos, o hacker tem acesso a todo o sistema operacional e todos os aplicativos instalados, incluindo os dados.

A Bluebox destaca que o bug foi detectado por meio de uma estreita relação da empresa com o Google e que fabricantes produzirão e lançarão atualizações de  firmware, ou seja, informações de inicialização que permitirão o correto funcionamento do dispositivo. Detalhes técnicos do problema serão divulgados em uma conferência de segurança nos Estados Unidos, no fim deste mês.

Segundo o blog de tecnologia TechCrunch, o Google divulgou que já modificou seu processo de entrada na loja de aplicativos Play Store para que os apps que foram modificados por meio desse exploit fossem bloqueados e não pudessem mais serem distribuídos.

O Android é frequentemente ligado a malwares. Em estudo recente a Juniper Networks divulgou que os malwares para dispositivos móveis cresceram 614% de março de 2012 a março deste ano, sendo que os dispositivos com o sistema operacional do Google representam 92% de todos os ataques.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.