Movimentos políticos e a Internet

0

Há mais de uma década nenhum movimento político passa longe da Internet – e só agora alguns se deram conta disso

A ocorrência de protestos de grandes proporções, em diversas cidades de um país de dimensões continentais, não é exatamente um fenômeno novo, nascido da internet. A história recente do Brasil oferece dois bons exemplos de manifestações grandiosas: o movimento das "Diretas Já" e a campanha pelo impeachment do presidente Fernando Collor.

O que distancia estes dois exemplos do que se viu nas ruas do país nas últimas semanas é a forma como eles foram organizados: sem o auxílio de líderes ou agremiações políticas consagradas; sem nem mesmo permitir que se identificasse, com clareza, liderança alguma.

Se, antes, os partidos então de oposição – notadamente o PT – foram os grandes articuladores das passeatas pelo impeachment de Collor, agora amargaram uma posição tão marginal que seus militantes chegaram a ser expulsos de algumas manifestações.

Quem acompanha de perto as redes sociais pode ter se surpreendido com a proporção do fenômeno offline. Mas certamente não se surpreendeu com o estilo e a forma. A variedade de pautas e reivindicações que tomou as ruas do país reproduz, quase fielmente, as timelines das grandes redes sociais – em especial, o Facebook e o Twitter. E, como acontece nelas, houve espaço para a expressão de muitas causas – ainda que somente algumas tenham conquistado a adesão do senso comum.

Os movimentos que agora presenciamos escolhem suas lideranças ao sabor do momento. A maioria delas tem duração efêmera, a depender da ocasião. É uma nova forma de relação com o poder, herdada da internet, onde perfis de usuários podem ser lançados, de uma hora para outra, do anonimato à fama – e, depois, novamente ao ostracismo.

No que diz respeito à organização a internet é mesmo a grande protagonista: sumiram os panfletos, as chamadas de rádio e televisão, e os carros de som. Entraram em cena os tweets, as páginas de eventos do Facebook, os e-mails, e as mensagens de WhatsApp e SMS. Tudo instantaneamente, proporcionando uma estrutura de comunicação, simples e gratuita, capaz de levar, em poucas horas, milhares de pessoas a ocupar as ruas das principais cidades do país.

Outra vez: quem acompanha de perto as redes sociais não se surpreendeu com tamanha capacidade de mobilização. Mas se é verdade que há mais de uma década nenhum movimento político passa longe da internet, também é verdade que só agora alguns se deram conta disso.

Muitos magos do marketing político televisivo, por exemplo, foram pegos de surpresa por uma onda à qual sempre deram pouco crédito. Todavia, não se pode condená-los de forma implacável porque, na verdade, ninguém pode ver com clareza aquilo que insiste em ignorar, em fazer de conta que não existe.

O que aconteceu, e talvez não tenha sido percebido pela maioria dos marqueteiros políticos, foi que na última década a televisão aberta veio, paulatinamente, perdendo sua força – tanto para a internet quanto para a TV a cabo. Aliás, a internet já é a mídia líder para o público de até 25 anos.

Então, inicialmente ignorada pelo marketing político e, mais adiante, tratada como um apêndice desconectado do corpo discursivo das campanhas – quando não um mero replicador deste – a internet acaba de mostrar ao Brasil toda a sua força política.

Uma força de incontestável protagonismo e independência, aparentemente caótica, mas passível de interpretação para quem tem intimidade com ela. Uma força que, a despeito da conjuntura, será imprescindível na política e no processo eleitoral de 2014.

 

Luiz Alberto Ferla é CEO da Knowtec, Talk, KeepingUp e DDBR – grupo de empresas de soluções digitais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.