Intel e Unesp criam um espaço para realização de pesquisa e teste de software

0

Um espaço para realizar testes de escalabilidade de software e pesquisa na área de paralelismo foi criado a partir de uma parceria entre o Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp e a Intel.

Denominado Laboratório de Processamento de Alto Desempenho, esse ambiente surgiu porque muitos pesquisadores e docentes da área ainda não dispõem de acesso a sistemas de vários núcleos para testes de escalabilidade e desenvolvimento de material didático.

"É cada vez mais importante que pesquisadores e estudantes compreendam não apenas os conceitos de paralelismo, mas também adquiram noções práticas do potencial de escalabilidade e trade-offs relacionados ao uso dessas novas tecnologias" afirma Sérgio Novaes, diretor científico do NCC/Unesp.

A implantação da plataforma de testes está sendo realizada gradativamente, tendo como base o Programa Acadêmico Intel, que atualmente está contemplando a área de Programação Paralela.

Este novo ambiente de ensaios permitirá o acesso remoto a um sistema computacional de múltiplos núcleos baseado na tecnologia de processamento paralelo Xeon Phi, composto por um sistema com 134 núcleos e capacidade de mais de 500 threads de processamento.

Os pesquisadores interessados em usar a plataforma experimental serão convidados a participar da Comunidade Acadêmica Intel. Os usuários serão incentivados a compartilhar os resultados obtidos caso tenham interesse em divulgar material didático, casos de sucesso ou white papers de resultados interessantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.