MCTI calcula que 25% dos projetos do Startup Brasil serão procedentes do exterior

0

O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Virgilio Almeida disse em entrevista ao site francês de economia Le Journal du Net, na última quarta-feira, 3, que o Brasil quer se tornar um centro internacional de inovação. Ao falar do programa Startup Brasil, que visa acelerar o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica e no qual serão investidos US$ 250 milhões nos próximos três anos, o secretário ressaltou que 25% dos projetos selecionados serão do exterior.

"Queremos atrair jovens empreendedores talentosos ao redor do mundo. Nós ficamos surpresos com o número de candidatos estrangeiros que se inscreveram para receber apoio e investimento na primeira edição do programa", disse Almeida.

Segundo o secretário, das 908 inscrições recebidas nessa primeira etapa, 672 foram provenientes do Brasil e 236 de outros 37 países. O maior número de empreendedores estrangeiros interessados em participar do programa, pela ordem, é proveniente dos Estados Unidos, Argentina, Chile, Índia e França. Almeida disse também que se inscreveram startups da China, Chipre e da Malásia, cujos projetos agora serão analisados por uma comissão composta por membros do governo e investidores.

A primeira lista de empresas vencedoras será anunciada em meados deste mês, e uma segunda seleção será realizada no fim do ano. Almeida explicou ao site francês que será emitido visto de um ano aos estrangeiros selecionados, prazo que poderá ser prorrogado se a startup for bem-sucedida. "Queremos reduzir as barreiras burocráticas e tornar mais fácil a vinda de talentos estrangeiros para o país", disse o secretário do MCTI, ao enfatizar que o Brasil é um mercado muito bom para se desenvolver uma startup.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.