Publicidade
Início Gestão Cloud Schneider Electric elege Edge Computing para potencializar desempenho de computação em nuvem

Schneider Electric elege Edge Computing para potencializar desempenho de computação em nuvem

0
Publicidade

Para a Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, o modelo de arquitetura que garante a funcionalidade dos serviços de um data center em nuvem é o Edge Computing, pois potencializa a arquitetura de computação em nuvem, oferecendo maior disponibilidade e acesso aos dados.

Segundo a empresa, o Border Gateway Protocol (BGP) permite, em diversas situações, que a Internet se mantenha operante mesmo em casos de interrupções ao criar rotas alternativas. Porém, o sistema não é tão efetivo ao calcular quanto tempo um determinado pacote de dados vai demorar para chegar ao seu destino. O BGP preocupa-se somente com o número de saltos entre os endereços de origem e de destino. Consequentemente, a rota com o menor número de saltos é a escolhida, não importando o quão longa ou congestionada possa estar.

O problema da latência excessiva é particularmente grave quando se trata de voz e vídeo, já que pode causar o congelamento de imagens e a parada ou deslocamento das vozes – dificuldade comum para quem usa a Internet.

De acordo com a fabricante, a arquitetura de Edge Computing pode minimizar o problema ao implementar uma série de computadores ao redor da Internet para fazer o cache do conteúdo, armazenando-o mais perto dos usuários que o consomem. Isto é essencialmente o que fornecedores de CDN (content delivery network) fazem.

Outro modo consiste na instalação de pequenos data centers em diversos lugares do mundo, próximos a grandes concentrações de funcionários. Assim, é possível replicar todas as aplicações críticas e sensíveis a atrasos nestes data centers como, por exemplo, suítes de comunicação unificada que suportam voz, mensagens instantâneas e vídeo. O resultado final é um desempenho muito melhor devido à redução drástica da latência obtida devido ao acesso a data centers próximos da localização do usuário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile