Ainda em 2018, mais de 3 milhões de pessoas em todo o mundo usarão robôs de atendimento virtual

0

Os chatbots estão ganhando cada vez mais espaço na maioria das empresas, independente do segmento. Praticidade, diminuição dos custos e agilidade são apenas três dos benefícios que uma automação de serviços pode trazer. No Brasil, este é um mercado crescente. Segundo pesquisa recente realizada pelo Gartner, ainda em 2018 mais 3 milhões de pessoas ao redor do mundo executarão tarefas regidas por chatbot.

Outro levantamento feito pela Mindbowser mostrou que, só no primeiro semestre deste ano, 75% das empresas globais passaram a utilizar ou planejaram usar chatbots em seus negócios. Tratando-se de receitas, este mercado tende a gerar mais de US$ 47 bilhões para empresas nos próximos dois anos.

Recentemente, Daryl Plummer, vice-presidente sênior da Gartner, declarou que "chatbots são a face da inteligência artificial". Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now, concorda com esta afirmação e acrescenta "os chatbots já existiam há alguns anos, porém, de 2016 para cá eles vêm roubando cada vez mais a cena. Até pouco tempo atrás os apps eram a forma mais rápida de contato entre uma empresa e seu público-alvo, porém, pesquisas revelam que, graças ao chatbot, este cenário vem sofrendo mudanças".

De acordo com um levantamento realizado pela Forrester Research, a utilização dos apps vem sendo cada vez menor. Segundo a pesquisa, 84% das pessoas utiliza apenas cinco aplicativos por mês. Isso significa que os clientes estão cada vez mais exigentes quanto às suas necessidades de comunicação e demanda por serviços, sem precisar encher a tela do celular com um volume estrondoso de ícones.

As projeções da Gartner quanto aos aplicativos móveis ainda vão além. Segundo Plummer, até 2020 o investimento anual em chatbots superará o dos apps em mais da metade das empresas do mundo. Os sinais dessa informação já começaram a aparecer ainda em 2016, primeiro ano em que houve queda nos gastos com desenvolvimento de apps.

"Hoje é comum as pessoas contatarem as empresas por meio das redes sociais ou sites, caso precisem resolver problemas ou dúvidas. Por essa razão aprimorar os sistemas de atendimento tem de ser a prioridade de todos os empresários", diz Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now, empresa criada em 2016, que atua na melhora do atendimento de empresas de diferentes setores, principalmente Fintechs e Varejo

"A tecnologia está em todo lugar e é a responsável por clientes cada vez mais exigentes. Se contatam a empresa por meios online, quanto mais ágil for o retorno, mais satisfeito o cliente ficará", conclui o CEO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.