Programa da Visa busca potencializar pagamento eletrônico ao invés de dinheiro em papel cidades brasileiras

0

Com o objetivo de levar os benefícios do pagamento eletrônico tais como segurança, maior formalização da economia, eficiência e conveniência a mais cidades brasileiras, a Visa apresenta o programa Cidades do Futuro. A iniciativa é um trabalho em conjunto com parceiros e clientes, como emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais, para incentivar o uso dos meios eletrônicos de pagamento em locais onde ainda predomina o uso do dinheiro em papel, buscando o desenvolvimento local. As três cidades escolhidas para iniciar o Programa são Maringá (PR), Belém (PA) e Campina Grande (PB).

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), em 2017, os pagamentos eletrônicos, seja crédito, débito ou pré-pago, representaram 32,6% do consumo das famílias do País, ou seja, o brasileiro utiliza o dinheiro em papel na maioria de suas compras. A diferença é maior se a análise for feita regionalmente. No primeiro trimestre de 2018, 61,8% de todas as transações eletrônicas aconteceram no Sudeste, enquanto que 10,6% foram realizadas no Nordeste e apenas 4,3% na região Norte.

"É importante ressaltar que se trata de um programa inclusivo e a receptividade tem sido muito grande, pois os benefícios são claros para todos, pessoas, empresas e governo. Vamos trabalhar de forma mais localizada para incluir digitalmente e financeiramente a população dessas cidades de maneira exponencial. E acredito que as melhorias não serão apenas ligadas a tecnologia de pagamento. Testemunharemos, por meio do Cidades do Futuro, a evolução também dos transportes, da segurança pública, da educação financeira e da qualidade de vida das pessoas", conta Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.

Esses benefícios ficam evidentes no estudo independente encomendado pela Visa à Roubini ThoughtLab, "Cidades sem dinheiro em espécie: Compreendendo os benefícios dos pagamentos digitais". A análise mostra o impacto econômico do crescente uso de pagamentos digitais em diferentes cidades do mundo. Para se ter uma ideia, utilizando a metodologia do estudo, estima-se que o aumento no uso de meios eletrônicos de pagamento poderia gerar um benefício líquido em Maringá, Belém e Campina Grande, de até R$ 4 bilhões* por ano, quando consideradas em conjunto.

As cidades foram escolhidas por serem importantes centros regionais de desenvolvimento, com forte interesse em inovação, tecnologia e empreendedorismo, além de apresentarem uma forte penetração do dinheiro em espécie. O Programa Cidades do Futuro promoverá uma série de atividades lideradas pela Visa e parceiros, como hackathons, promoções de incentivo ao pagamento eletrônico, ações de educação financeira para a comunidade empreendedora, entre outras ações.

Um dos exemplos é a inclusão de uma ONG de cada um dos municípios dentro do Visa Causas – projeto no qual a Visa faz uma doação a cada pagamento realizado com cartão cadastrado para a instituição ou para a causa que o portador escolher.

"Iniciamos com uma extensa campanha reforçando os benefícios do pagamento eletrônico e para apresentar o Programa Cidades do Futuro. Nossa expectativa é estarmos presentes nos principais meios de comunicação, nas agências bancárias, no mundo digital, outdoor, e o que for mais relevante para aquela localidade. Além disso, estamos muito atentos à importância de deixar um legado para as cidades, por isso, vamos investir tanto em educação, quanto em projetos voltados ao desenvolvimento dos pagamentos eletrônicos nos transportes públicos e no cenário tecnológico da região", explica Eduardo Barreto, vice-presidente da Visa do Brasil. "Começamos o programa nessas três cidades, mas a ideia é levá-lo para outras regiões".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.