Publicidade
Início Blogueria Banking as a Service: como e porque sua empresa precisa adotá-lo

Banking as a Service: como e porque sua empresa precisa adotá-lo

0
Publicidade

Ir ao banco ou à lotérica para pagar boletos e movimentar a conta é um velho hábito dos brasileiros. Mas trata-se de uma iniciativa em extinção. Hoje as movimentações financeiras podem ser feitas, literalmente, em qualquer lugar: no aplicativo do smartphone, no caixa do supermercado ou até na plataforma da empresa onde trabalha. Isso ocorre graças a um movimento que ganhou força nos últimos anos, e certamente vai se estender a todas as áreas: o Banking as a Service.   

A proposta vai muito além dos serviços financeiros e está se tornando uma ferramenta essencial para todas as organizações que desejam ampliar o relacionamento com os clientes.  

Para se ter uma ideia, um estudo da Bain Capital Ventures indica que, apenas nos Estados Unidos, a incorporação de serviços financeiros e bancários em outros setores deve movimentar incríveis US$ 3,6 trilhões nos próximos dez anos. Aqui, no Brasil, esse nicho também está em alta. A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021 indica um aumento de 90% em contas abertas em canais digitais em relação ao ano anterior. Ou seja, as pessoas estão cada vez mais on-line e buscam soluções rápidas e práticas para lidar com seu dinheiro. 

É importante relembrar o que significa Banking as a Service. De forma resumida, são soluções tecnológicas que permitem a qualquer empresa oferecer e/ou disponibilizar serviços financeiros a seus públicos, como contas digitais, cartões, pagamentos de contas, entre outros. Entretanto, mais do que o simples significado, o que vale aqui é entender o propósito que está por trás desse conceito. Com ele, cada organização pode se tornar uma fintech, ainda que as finanças não sejam a atividade principal do negócio. Dessa forma, abre-se um novo leque de oportunidades tanto em termos de receitas quanto de aproximação com os consumidores.     

Isso porque, atualmente, um dos principais desafios das empresas, independentemente do setor de atuação, é justamente estender o período de relacionamento com seus clientes. É aqui que entra a possibilidade de incluir os serviços financeiros. O varejo já descobriu essa necessidade há muito tempo – não à toa, oferece cartões da loja com condições especiais como uma estratégia eficiente de relacionamento. Mas isso é válido para todos. Uma empresa de energia elétrica pode criar contas digitais para facilitar o pagamento, inclusive criando prêmios e recompensas, como o cashback.   

Como se vê, as possibilidades são inúmeras. É um movimento natural, que começou timidamente há alguns anos. A proposta do Banking as a Service, pelo menos em seu início aqui, no Brasil, ficava restrito às empresas, que de certa forma já lidavam com serviços financeiros e precisavam de um apoio tecnológico para desenvolverem novos produtos e soluções. Agora, a situação se inverteu, felizmente. Mais e mais organizações começam a incluir em seus planejamentos a possibilidade de se tornarem fintechs algum dia. Acredite: é um caminho natural. Quem quiser se destacar precisa cedo ou tarde desenvolver projetos que combinem com finanças – até para ter uma nova fonte de receitas no futuro.   

O Banking as a Service abre portas que a maioria dos gestores e empresários desconhecia. Os produtos financeiros, quando bem utilizados, planejados, e claro, incorporados no dia a dia do negócio atendem a outras funcionalidades além daquelas que foram desenhadas para desempenhar. Uma conta digital, um pagamento na plataforma, ou um cartão pré-pago podem ser as possibilidades que faltavam para a empresa cativar seus consumidores, oferecendo alternativas para problemas reais que eles costumam enfrentar.   

Marilyn Hahn, cofundadora e COO do Bankly. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile