Publicidade
Início Blogueria O que o momento atual do mercado pode ensinar para as startups?

O que o momento atual do mercado pode ensinar para as startups?

0
Publicidade

Nas últimas semanas, temos visto muitas notícias e publicações sobre downturn e layoffs em algumas startups brasileiras. Em diversos grupos de startups, circulam memorandos de fundos e aceleradoras que buscam orientar seus portfólios e cotistas sobre como atuar no momento atual em uma linguagem mais técnica. Porém, quem empreende fora da “bolha de venture capital”, assim como as lideranças e times das empresas, apenas acabam vendo a consequência deste cenário negativo, mas tem pouca visibilidade sobre o que está por trás de tudo isso.  

Iniciada a partir do momento em que os órgãos governamentais de todo o mundo começaram a elevar a taxa básica de juros, para conter a pressão inflacionária, essa atual crise diminuiu a atratividade de investimentos de risco e possibilitou que a renda fixa voltasse a ganhar holofote. Com isso, Bolsa, fundos de investimento e startups foram todos igualmente afetados. 

A consequência imediata desse aperto monetário é que as empresas de capital aberto – em especial as de tecnologia que tinham seus múltiplos alavancados – acabaram sofrendo uma queda do seu valuation. Já o venture capital, mesmo investindo em empresas de capital fechado, acabou acompanhando o movimento do mercado financeiro por algumas razões. A principal delas é que as startups investidas podem, em algum momento, decidir fazer um IPO ou serem vendidas para uma companhia listada em Bolsa. Outra situação frequente é que os cotistas dos fundos tendem a direcionar menos investimentos para capital de risco, uma vez que outras alternativas menos arrojadas passam a compensar mais. Toda essa bola de neve gerou reflexos diretos nos empregos. 

Ou seja, as startups que vinham contratando desenfreadamente, pagando salários acima da média do mercado e muitas vezes direcionando recursos para iniciativas com pouco indício de resultados no curto e médio prazo, tiveram que rever as estratégias drasticamente. Ao invés de manter a queima de caixa e correr o risco de ter uma avaliação mais baixa em relação à rodada anterior ou até mesmo ameaçar a sua sobrevivência, a maioria delas decidiram aumentar seu runway – que é o período em que a startup suporta queimar caixa até a próxima rodada. Dessa forma, essas startups têm um período mais extenso para atingir o crescimento necessário até o próximo aporte ou contar com a recuperação da indústria ao longo do tempo. Por conta de tudo isso, infelizmente, as demissões acabaram sendo a maneira mais rápida – em alguns casos, a única – de aumentar esse runway e evitar que uma quantidade ainda maior de profissionais pudessem ser afetados no futuro. 

Como fundador de uma startup, sou um dos primeiros pára-choques a sentir as mudanças de direção no mercado e, portanto, consigo enxergar o assunto de variadas perspectivas. Tendo a oportunidade de trocar experiências com outros founders e de permear nos mesmos ambientes dos investidores – que não necessariamente vivem nos “corredores das empresas” -, e dos colaboradores – que desconhecem todos os meandros do mundo de capital de risco -, entendo que este cenário atual não seja o primeiro, nem o último ciclo de aperto no ecossistema de inovação e tecnologia.  

A grande lição desse cenário é de que é possível explorar momentos de alta para alavancar negócios – como muitas startups fizeram – mas as lideranças não podem se deixar levar totalmente pela euforia. Acelerar o crescimento por meio de venture capital é saudável desde que o negócio não deixe de seguir entregando valor e crescer majoritariamente a partir da receita gerada pelos clientes.  

Avalio também que daqui em diante as lideranças das startups precisam se empenhar em construir uma cultura interna forte e buscar eficiência operacional, por meio do estabelecimento de métricas viáveis, para que o crescimento seja mais perene. Fundar, investir ou trabalhar em uma empresa com essas características pode representar um caminho mais longo e menos glamouroso, mas a história recente tem mostrado que esse processo muitas vezes pode ser mais eficiente. Vale ressaltar que essa não é uma posição anti-venture capital, uma vez que acredito bastante no efeito benéfico desse tipo de investimento para acelerar inovação e aquecer a economia, desde que feito de forma responsável, tanto por quem aloca (fundos) quanto por quem aplica (startups).  

Apesar dos pesares, também observo muitos efeitos positivos gerados durante o período de alta que passamos nesses últimos dois anos. O primeiro é que a indústria brasileira de startups e venture capital foram validadas e maturadas. Conseguimos mostrar para o mundo que somos competitivos e também colaboramos com a digitalização dos processos de inúmeras empresas e carreiras. Além disso, novos negócios e empregos surgiram e vão continuar emergindo. A verdade é que estamos apenas no início da formação do ecossistema. As notícias boas não devem tardar. 

Ricardo Corrêa, sócio-fundador e CEO da Ramper. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile