VIBRA adquire 50% de participações na ZEG Biogás

0

A Vibra assinou, nesta sexta-feira, 1, contrato para aquisição de 50% do capital social da ZEG Biogás e Energia S.A., subsidiária da ZEG e da FSL. Os demais 50% permanecerão de propriedade da ZEG e da FSL. A negociação vai potencializar o alcance da ZEG Biogás, que produz biocombustível com alto padrão de qualidade, comercializado com a marca Gasbio, capaz de substituir o uso de combustíveis fósseis, tais como gás natural, diesel e GLP, em indústrias e veículos, principalmente frotas pesadas.

A ZEG Biogás foi fundada pela FSL como Gasgrid, sendo desenvolvida no Parque Tecnológico de Sorocaba, e, em 2019, foi acelerada pela ZEG. Esta parceria fez com que a ZEG Biogás se tornasse pioneira no setor ao oferecer soluções ambientalmente vantajosas e comercialmente viáveis para a produção de biometano em aterros sanitários e com resíduos de produção de etanol, óleo de palma e de suco de laranja.

A Vibra irá investir aproximadamente R$ 129 milhões na aquisição de 50% das ações da ZEG Biogás, além de fazer aportes que poderão atingir o montante de até R$ 412 milhões para desenvolvimento de novos projetos de biometano. Estes aportes serão realizados de acordo com as eventuais necessidades de capital dos projetos. Os demais 50% permanecerão de propriedade da ZEG e da FSL.

Esse trabalho conjunto busca aproveitar a sinergia entre a capacidade de produção e comercialização de biometano da ZEG Biogás e a robusta infraestrutura logística e os mais de 18 mil clientes B2B e uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis em todo país, que compõe o portfólio da Vibra. Esta operação complementa a plataforma de produtos e serviços renováveis da Vibra, reforçando a posição de liderança no processo de transição e descarbonização da matriz energética brasileira, por meio da ampliação da oferta de energia mais limpa, renovável e sustentável.

Entre outras vantagens, o negócio vai permitir, por exemplo, que as mais de 300 usinas de etanol pertencentes aos 60 grupos industriais – fornecedores de etanol da Vibra – tenham à mão uma solução ambientalmente adequada para a vinhaça, com a possibilidade de alavancar novas receitas, além da melhoria na produtividade do solo. A tecnologia de biodigestão desenvolvida pela ZEG Biogás para a produção de biogás e biometano é modular e escalável, com baixo custo de implantação.

Esta operação torna-se ainda mais relevante considerando que o Brasil possui potencial anual de produção de mais de 40 bilhões m³ de biometano por ano, o que equivale a 35% da energia elétrica consumida no Brasil e 70% do diesel. Segundo estimativas da ZEG Biogás, 25% deste potencial tem possibilidade de exploração imediata, que representaria um terço da demanda atual por gás natural no país e redução de, aproximadamente, 25 milhões de toneladas de CO2 equivalente na atmosfera, anualmente. No futuro, será possível desenvolver toda a cadeia de biorrefinaria, transformando o biometano em hidrogênio, amônia e metanol verdes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.