A Bematech, fornecedora de sistemas de automação comercial, encerrou o segundo trimestre com lucro operacional de R$ 9,9 milhões, ante um prejuízo de R$ 14,3 milhões no mesmo período do ano passado. O faturamento subiu 33%, chegando a R$ 78,6 milhões.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 14,2 milhões, com margem Ebitda de 22,4%.
Segundo o informe de resultados, o crescimento foi puxado pela área de software que atingiu 116%. O bom resultado é atribuído ao aumento na venda de novas licenças, que apresentou crescimento de 230%, alcançando um total de 586 licenças vendidas no período. As receitas das áreas de hardware e serviços também subiram na comparação com igual trimestre de 2007, com 30% e 14% respectivamente.
A Bematech informou ainda que a venda de licenças de software para o pequeno e médio varejo continuou em processo de crescimento. As vendas dos produtos Smart e Pharmacy cresceram 91% em relação ao ano anterior, totalizando 296 novas licenças. Lançado em abril, o Smart Practico, fruto de integração da Bematech e W2M (antiga Rentech), considerado a porta de entrada para que varejistas tenham acesso à automação comercial, foi destaque de vendas no trimestre, com 208 licenças vendidas.
A estratégia da empresa, focada no conceito one stop shop, que visa a posicionar a Bematech como fornecedora única de soluções as para automação comercial, também tem evoluído. No segundo trimestre, 51 novos contratos assinados por revendas para adesão ao canal exclusivo Bematech One Stop Shop.
As vendas de hardware apresentaram crescimento de 30% em relação ao ano passado. A despeito da finalização do programa Nota Fiscal Paulista, que teve seu cronograma de implementação para diversos segmentos finalizado em maio, as vendas de impressoras fiscais no Estado de São Paulo seguiram apresentando crescimento de 98% em relação ao mesmo período de 2007, e de 24% em relação ao primeiro trimestre deste ano. A produção de hardware atingiu 53.044 unidades fabricadas no trimestre. Em junho, foram produzidas 19.806 unidades para um mix de aproximadamente cem itens de catálogo.
A Bematech adiantou que prosseguirá com sua estratégia de aquisições em verticais selecionadas do varejo. Além das aquisições recentemente divulgadas da Snack Control, da Mister Chef e da Logic Controls, a empresa conta ainda com oito acordos de confidencialidade assinados, sendo a maioria para empresas de software, focadas em verticais específicas do varejo.