Crédito e Cobrança: a era da web 2.0 aliada ao real time

0

Cada vez mais as pessoas buscam na internet informações atuais, dinâmicas e interativas. Isto fica claro quando verificamos o considerável aumento das redes sociais e as mutações que elas tiveram nos últimos anos. Exemplo disso é o Twitter, microblog que está virando febre não apenas para fins de relacionamento entre internautas, mas para atualizações contínuas entre marcas e seus seguidores, jornalistas e espectadores etc.
O real time está virando um termo comum e cada vez mais "obrigatório" na era do tudo ao mesmo tempo agora. As empresas necessitam de agilidade e utilizam tecnologia para obter o que desejam.
Diante desse cenário, outras áreas, não necessariamente reservadas ao mundo do twitter, estão buscando este dinamismo na busca de informações disponíveis e dispersas na web, proveniente de uma cultura que se forma em busca da otimização do tempo no ambiente online.
O setor de crédito e cobrança é uma dessas áreas que anseiam por soluções que vão ao encontro de suas expectativas: acelerar processos, gerar retorno e aumentar receita, cada vez mais rápido. O fato de possuírem carteiras de pessoas com pendências financeiras, muitas vezes com dificuldade de localização de inadimplentes, ou então, cadastros que devem ser consultados de maneira rápida para liberação de crédito, justifica a rapidez que esse segmento demanda na busca das informações reunidas e organizadas, possibilitando pesquisas em real time e permitindo tomadas de decisões mais ágeis e eficazes.
A dificuldade em relação à recuperação e liberação de crédito já existe por si só. O que é mais que primordial e deve ser inserido no escopo de cada ação relacionada a esses setores é a preocupação com a atualização de dados cadastrais utilizados. Quanto mais atualizado está um banco de dados, maior a rapidez na localização de uma pessoa, o que contribui de forma direta para restituição de pendências relacionadas à inadimplência. No caso de concessão de crédito, a necessidade de checagem da situação cadastral em diversas fontes de informações também exige maior agilidade.
O avanço da tecnologia da informação hoje permite o cruzamento de dados para gerar conhecimento relevante no processo de recuperação e liberação de crédito para obter maior assertividade.
A verificação de documentação, protestos, cheques sem fundo etc pode ser feita em tempo real e pela web. O dinamismo nas consultas, com a ajuda fundamental da tecnologia e da internet se traduz na era da web 2.0.
Mas é preciso cuidadosa atenção nesse processo. As ferramentas de consultas online estão aí para otimizarem o tempo na área financeira e contribuírem com maior agilidade seja em receita, seja em recuperação de crédito. Mas, a tecnologia por si só não basta. O ponto fundamental é saber se a origem dos dados consultados em tempo real traz o efetivo retorno na hora de validar uma ação.
No mercado, muitas soluções são lançadas, porém sem sucesso pela demora na resposta de informações, excesso de dados desnecessários ou má usabilidade dos sistemas, fazendo com que uma simples consulta seja extremamente complicada ou desqualificada pela origem dos dados.
Há ferramentas no mercado que utilizam técnicas de rede neural para captação de informações em diversas fontes de informações online (Receita Federal, Sintegras, Protestos, CCF, dentre outras). O resultado? Agilidade na localização das informações e afunilamento desses dados em uma única plataforma. Ao adotar o uso de plataformas para consultas cadastrais em tempo real, é preciso identificar a usabilidade, uma vez que a troca de usuários que trabalham com ferramentas de tecnologia é alta, além da procedência e especialização da companhia a ser contratada em relação à obtenção de dados com base na ética para maior transparência na relação entre empresas e pessoas.
A tecnologia, aliada às necessidades do mercado, pode e deve fazer com que processos ganhem agilidade, dinamismo e interatividade. Mas o ponto principal está na prioridade que deve ser dada por uma corporação do setor de crédito e/ou cobrança: ganho de tempo para cuidar de seu core business aliado às boas práticas para uma comunicação mais assertiva e com dados eticamente corretos.
Estamos com a faca e o queijo na mão, ou melhor, a TI e a internet como ferramentas à disposição. O que é preciso? Investir com segurança e foco em agilidade, visando crescimento de todas as partes envolvidas em cada processo.

Karla Ynonye é gerente de TI da ZipCode

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.