Os dispositivos móveis estão entrando pouco a pouco no dia-a-dia dos alunos dos cursos do Sebrae. A entidade, que oferece 17 cursos à distância para micro e pequenos empreendedores, já tem um site móvel onde os alunos podem acessar ferramentas administrativas, como histórico de cursos e bate-papo com os tutores, mas ainda não o conteúdo das classes em si. O próximo passo é transformar os cursos em aplicativos para tablets, revela o gestor de ensino à distância do Sebrae, Rodrigo Estrela. Inicialmente será adotado o sistema operacional Android, pois o conteúdo das aulas, hoje disponível na web, foi feito em Flash. A ideia é preparar um projeto-piloto este ano, para lançamento oficial em 2012. Um passo seguinte será a adaptação para iPad.
Paralelamente, o Sebrae avalia a possibilidade de usar ferramentas disponíveis em celulares mais simples, como SMS ou portais de voz, integradas aos seus cursos de ensino à distância para atender àqueles empreendedores de menor poder aquisitivo. "O celular para o empreendedor individual é um meio de contato mais eficaz que o endereço, em razão de seu perfil sócio-econômico", comenta Estrela, que disse estar estudando, por exemplo, o case do curso de inglês Kantoo, que é oferecido via celular para assinantes da Vivo. O Sebrae tem em seu cadastro mais de um milhão de empreendedores individuais. Na convocação da "Semana do Empreendedor Individual", evento realizando anualmente, o Sebrae utiliza o SMS como ferramenta de comunicação.
Os cursos à distância oferecidos pelo Sebrae são gratuitos e realizados via Internet, com apoio de tutores. A maioria tem duração de 30 dias e estão quase sempre lotados. "Temos 50 a 60 mil alunos por mês. Faltam vagas. Não podemos aceitar mais do que isso por limitações contratuais", explica Estrela. Alguns dos temas dos cursos são: planejamento financeiro; Internet para pequenos negócios; e atendimento ao cliente.
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