Transparência Brasil e Sensedia promovem portal para as eleições

0

A Transparência Brasil, organização independente dedicada a monitorar a integridade das instituições públicas, promove em agosto seu primeiro hackathon. A maratona de programação marca o lançamento de dois projetos: o da ferramenta Quem Quer Virar Excelência nas Eleições de 2014, que reúne informações sobre os candidatos às eleições de outubro, e o de Open API, que permite a exploração dos dados do Quem Quer para a construção de aplicativos visando as eleições.

O objetivo do hackathon é estimular desenvolvedores a utilizar a tecnologia para aumentar o alcance e o impacto das informações coletadas pela Transparência Brasil e que estão sendo disponibilizadas pela primeira vez graças à API. Feito em parceria com a Sensedia, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, e com o apoio do Google, o evento reunirá, no dia 23 de agosto, equipes de desenvolvedores que terão 12 horas para criar aplicativos com foco nas eleições de outubro e no monitoramento do Congresso.

Ao final da maratona de programação, os participantes farão uma apresentação a um júri que escolherá o melhor projeto. Estarão na comissão julgadora: Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil; José Roberto de Toledo, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e colunista do jornal O Estado de S. Paulo; José Papo, gerente de Relações com Desenvolvedores do Google; e Kleber Bacili, presidente da Sensedia.

A equipe vencedora ganhará Chromebooks e todos os participantes receberão Chromecasts. As inscrições podem ser feitas até 13 de agosto.

API e "buscador"

O projeto de API foi desenhado pela Sensedia, empresa com base em Campinas, que modelou as APIs em sua plataforma de gestão e criou um portal dedicado aos desenvolvedores de software e integrado aos dados oferecidos pela Transparência Brasil.

O Quem Quer conta com apoios parciais do Google e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Usa dados de dois projetos da Transparência Brasil: desempenho em eleições passadas, do Às Claras; e desempenho de integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do Excelências, o qual tem apoio da revista Veja.

Para candidatos a? Preside?ncia da Repu?blica, aos Governos Estaduais, a? Ca?mara dos Deputados pelo Parana? e a? reeleic?a?o ao Congresso Nacional (Ca?mara dos Deputados e Senado), a busca tambe?m trara? dados biogra?ficos mais completos, como carreira pu?blica e parentescos poli?ticos, e a lista de ocorre?ncias que apresentem na Justic?a e nos Tribunais de Contas. Aos candidatos a? reeleic?a?o ao Congresso, será acrescido um resumo gra?fico de algumas caracteri?sticas de seu desempenho parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.