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74% das empresas permitem acesso remoto de funcionários a sistemas corporativos

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O acesso remoto de funcionários a sistemas corporativos é permitido por 74% das empresas brasileiras, mostra a edição 2014 da pesquisa anual TIC Empresas divulgada nesta terça-feira, 4, pelo Cetic.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão responsável pela implementação das decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil. A pesquisa avalia o uso de tecnologia da informação e de comunicação nas companhias brasileiras.

O levantamento constatou que 74% das empresas que utilizam computador já oferecem alguma forma de acesso remoto aos funcionários, tais como acesso ao e-mail corporativo (56%), ao sistema de computadores (56%) e às pastas e arquivos de trabalho (49%). Essas ferramentas estão disponíveis em maior proporção para os executivos ou diretores (91%) e profissionais de TI (85%), na comparação com os demais empregados (57%) da empresa.

Outro dado significativo é que 71% das empresas contam com computadores portáteis e 22% com tablets — em 2011, apenas 13% das organizações utilizavam tablets. A pesquisa também verificou que 78% das empresas possuem uma rede local sem fio e 72% utilizaram celular corporativo.

Das empresas que têm acesso à internet, 62% declararam possuir um website — entre as grandes empresas (com mais de 250 pessoas ocupadas), essa proporção é de 86%. Já a proporção das que adotaram as redes sociais segue em crescimento: 45% delas possuem perfil próprio, enquanto em 2012 apenas 36% das companhias declararam manter perfil nesses canais. A preocupação com a imagem e atualização das redes sociais também foi verificada, uma vez que 72% das empresas que possuem perfil mantêm uma área ou responsável pelo seu monitoramento. Além disso, mais da metade delas disse postar algum conteúdo todos os dias (20%) ou pelo menos uma vez por semana (38%).

E-commerce e redes sociais

Em relação ao comércio eletrônico, 21% das companhias com acesso à Internet venderam produtos ou serviços online. O e-mail é o canal mais utilizado para as vendas (por 79% das empresas), enquanto o website é usado por 58%. As redes sociais (31%) e sites de compra coletiva (19%) são menos utilizados para o comércio.

No que diz respeito às capacidades e habilidades, a pesquisa constatou que apenas 39% das empresas contam com área ou um departamento de tecnologia da informação (TI). Entre as grandes empresas, no entanto, esse percentual chega a 89%. O estudo aponta ainda que 30% das empresas introduziram softwares novos e 24% utilizam softwares desenvolvidos internamente.

De acordo com o Cetic.br, a edição 2014 pesquisa TIC Empresas ouviu representantes de 7.198 empresas que representam 11 diferentes setores da economia.

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