Leroy Merlin utiliza solução de gestão de mudanças para fortalecer governança de TI

1

Em junho de 2013, a área de Governança de Tecnologia da Leroy Merlin, rede francesa de comércio de materiais de construção e objetos para casa com 33 lojas no Brasil, percebeu a necessidade de integrar todos os seus processos de TI. Era fundamental reforçar sua preparação para as mudanças de hábitos culturais e técnicos que passariam a enfrentar. Um cenário que necessitava de uma nova sistemática para acompanhar as mudanças ocorridas com a implementação do sistema de gestão empresarial integrado SAP.

Paulo Vassalo, diretor de governança de TI da Leroy Merlin, procurou por um parceiro que tivesse conhecimentos profundos em Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) para auxiliar a empresa a se organizar internamente e traçar quais deveriam ser os passos seguintes destas mudanças. A empresa escolhida foi a Dynamica Consultoria, que possui expertise em convergir conhecimento, unir capacidades e promover o desenvolvimento no segmento de GMO.

O time de profissionais da Dynamica criou um modelo de Governança e uma cadeia de valor para a área de Gestão de Mudanças em Tecnologia da Informação (GMO-TI), definindo e alinhando todos os conceitos com as equipes da Leroy Merlin Brasil.

Com foco na melhoria da área de GMO-TI, criou-se uma organização na demanda e no planejamento da capacidade de recursos humanos, bem como uma revisão e estruturação dos processos específicos de uma metodologia integrada para conduzir mudanças. "Passamos 2013 e 2014 trabalhando dentro de um framework, dependendo da expertise de cada profissional. Foi a partir deste framework que tivemos uma macro visão de como as pessoas poderiam trabalhar de forma mais estruturada", comenta Vassalo.

Foram desenvolvidas políticas, métodos e modelos que sustentam as mudanças recorrentes de TI por meio de técnicas de gestão e planejamento de mudanças organizacionais. "O objetivo da consultoria foi o de deixar um legado que permita à empresa gerir com mais qualidade ainda suas mudanças e disseminar o conhecimento de GMO para que se torne uma competência na diretoria de TI da Leroy Merlin", detalha Lilian Ramos, diretora de operações da Dynamica Consultoria.

"Mudamos a abordagem e passamos a aproveitar melhor nossos recursos humanos ao criar um modelo de gestão para todos os processos da área de Tecnologia da Informação", explica o executivo da Leroy Merlin Brasil. Em 2015, foi realizado o trabalho de implementação da função, onde foi estruturado o modelo, a forma de acompanhamento, os processos e as ferramentas de entrega.

A Dynamica Consultoria desenhou e entregou todo o projeto definido para a Leroy Merlin. "Nosso diferencial é que entregamos ferramentas e processos que suportam o modelo de trabalho de GMO", comenta Lilian.

"Conseguimos trabalhar as questões de GMO de maneira consistente. No ano passado sentimos que os resultados de GMO nos projetos foram muito fortes. A organização percebeu os valores agregados", afirma Vassalo ao explicar que a Gestão de Mudanças Organizacionais trouxe resultados positivos para sua área.

Hoje, a equipe de GMO-TI da Leroy Merlin está pronta para capacitar os gestores/demandantes de TI, que passam a entender o GMO como competência necessária para a gestão da sua rotina. Além disso, trata cada demanda de acordo com sua criticidade. "Recebemos da Dynamica um processo bastante inovador de definir a abrangência e escala da mudança e que nos permitirá atuar de forma ainda mais assertiva nos projetos da empresa", finaliza Vassalo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.