Rede de publicidade da Yahoo dos EUA sofre ataque de malvertising

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A organização Malwarebytes Labs informou que o ataque começou em 28 de julho, mas o Yahoo derrubou a campanha na segunda-feira, 3. Ainda assim, muitos visitantes do site podem, sem saber, já terem sido infectados com um número estimado de 6,9 bilhões de visualizações em toda a sua rede de publicidade.

Quando alguém visita um site na rede da Yahoo, um anúncio malicioso pode aparecer na página da Web. O código no anúncio infectado redireciona o navegador da Web do usuário para uma página Web Microsoft Azure infectado, mas a vítima geralmente não ve isso acontecer, de acordo com analistas Malwarebytes.

O vírus pode roubar qualquer tipo de informação pessoal, incluindo logins para registros bancários através de uma versão out-of-date do Adobe Flash, que ele usa para tomar o controle do computador, ou travando o mesmo para o resgate até os hackers serem pagos.

A Malwarebytes também encontrou na segunda-feira uma série de alertas falsos de infecção,  que os analistas acreditam estarem comprometendo os sites. Estes falsos alertas de vírus Android, descritos como mensagens "assustadoras" de destruição iminente em um dispositivo móvel são sempre mais preocupantes do que em um desktop, porque muitos proprietários de dispositivos não podem desligar seus telefones da maneira que fazem seus PCs.

Nota oficial

Em relação ao ocorrido, o Yahoo divulgou uma nota que o posicionamento oficial da empresa:

O Yahoo está empenhado em assegurar que seus anunciantes e usuários tenham uma experiência segura e confiável. Assim que o problema foi identificado, a equipe tomou todas as medidas necessárias para bloquear o anunciante de sua plataforma.

O Yahoo acompanha e avalia todas as potenciais ameaças de segurança com seriedade. Dessa forma, a companhia esclarece que o caso está sendo minuciosamente apurado e adianta que o ataque mencionado teve dimensão muito menor do que a apontada nas reportagens iniciais sobre o tema, e  lamenta a forma que a informação foi veiculada, pois impacta toda a indústria de tecnologia.

O Yahoo tem uma longa história de envolvimento e comprometimento com a segurança de todos os dados presentes em sua plataforma e se mantém empenhada em trabalhar com todos os seus parceiros para prover uma experiência de navegação e publicidade segura. O Yahoo continua comprometido em assegurar a qualidade e segurança dos seus anúncios por meio de testes automatizados e do  trabalho do grupo SafeFrame, que visa proteger usuários e anunciantes de potenciais riscos de segurança inerentes ao ecossistema de anúncios online.

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