Publicidade
Início Blogueria 5 dicas para os profissionais de TI em tempos de crise

5 dicas para os profissionais de TI em tempos de crise

0
Publicidade

A Associação das Empresas de TI e TIC (Brasscom) informou que até 2024 o Brasil terá 70 mil vagas na área de TI.  O mercado percebeu que a tecnologia é fundamental para a sobrevivência e crescimento das empresas, mas para tanto, é preciso se adaptar.

Abaixo algumas dicas de como os profissionais de tecnologia podem driblar a crise causada pela pandemia do coronavírus e manter – ou conseguir – um emprego:

  1. Proatividade

Sabe aquela história de “pensar fora da caixa”? Pois é! Mostrar interesse pelo assunto e descobrir soluções diferentes podem fazer um profissional de TI ter sucesso na sua função. Acima de tudo, é importante saber lidar com pessoas, liderar projetos e pensar em soluções. Busque alternativas para ajudar o seu cliente, sempre!

2.Rede de contatos

Assim como em qualquer profissão, é importante ter um bom “networking”, a famosa rede de contatos.  Fazer amizade com chefes e colegas de profissão para que eles possam te indicar para uma vaga futura é um dos caminhos mais fáceis para a recolocação profissional.

Hoje em dia, o uso das redes sociais também pode ajudar. O LinkedIn, por exemplo, é uma das ferramentas mais indicadas para a troca de experiências com profissionais da área. Use e abuse da mídia!

  1. Estude sempre!

É muito importante estar atento às novidades de tecnologias e aplicativos que surgem. O mercado de tecnologia está em constante evolução. Separe um tempo para aprimorar suas habilidades e ter novas certificações. Graduação em Tecnologia da Informação, pós graduação/ MBA, cursos extras e até mesmo a participação em palestras sobre o tema são essenciais. Só não esqueça de atualizar essas informações no currículo, ok?

  1. Conheça o mercado

De acordo com a pesquisa feita pela iMonitor IT, o Mercado de TI no Brasil poderá crescer 20% ainda em 2021. “O segredo para ser um exímio profissional de TI é acompanhar as tendências e demandas das necessidades dos consumidores. Dedique um tempo do seu dia para ler sites especializados em tecnologia, por exemplo. Isso é essencial para oferecer sempre as soluções tecnológicas corretas para o cliente.

  1. Busque referências internacionais

Manter-se atualizado com o que acontece na área de tecnologia é essencial! Ainda de acordo com a Brasscom, o Brasil é o 7º maior produtor de tecnologia da informação e telecomunicações (TIC). Estados Unidos, China e Japão ocupam os primeiros lugares.

Além das novidades que ocorrem por aqui, é importante buscar referências também no mercado mundial. As áreas em maior crescimento em TI são desenvolvimento de software, ciência de dados e engenharia de dados. Então, pesquise tudo que puder sobre as tendências internacionais. Ter referências nunca é demais, esteja sempre um passo à frente!

Daniel Tutida, CEO e sócio da EuNerd.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile