Acesso à internet: seis empresas vão operar Infovia 00 no Norte do país

0

As seis empresas que vão operar, manter e compartilhar a Infovia 00 assinaram, nesta sexta-feira (29), o contrato do consórcio aberto do Operador Neutro. São elas: Aquamar, BRDigital, ClickIP/ICOM Telecom, SEA Telecom, Fortel/Wirelink e Telefonica. Agora, cada uma dessas empresas terá direito de fazer uso e explorar comercialmente, por pelo menos 15 anos, um par de fibras ópticas do cabo subfluvial de 770 km de extensão, implantado sob o leito do Rio Amazonas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

"Finalizar a constituição deste consórcio é um importante marco para a Infovia 00, e também para o Programa Norte Conectado, pois o modelo serve como referência para o compartilhamento, a operação e a manutenção de outras infovias do programa, em especial, da Infovia 01, que já está sendo implantada e entrará em operação no início do próximo ano", afirma Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia e Operações da RNP.

A Infovia 00 conecta as cidades de Macapá (AP) e Alenquer (PA), com aberturas nos municípios paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Santarém, com uma população total de 968 mil habitantes. É o projeto-piloto do Programa Norte Conectado, que faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS). Como contrapartida pelo uso das fibras ópticas, as seis empresas – operadoras e provedores de serviços de telecomunicação – farão a operação e a manutenção de toda a infraestrutura. O modelo escolhido foi o de constituição de um consórcio aberto de Operador Neutro, pois todos os consorciados fazem uso da infraestrutura, ofertando seus serviços em iguais condições.


Infovia 00, do Programa Norte Conectado, liga Macapá a Santarém por fibra óptica

O setor público poderá usar seis dos 48 pares de fibras ópticas existentes no cabo, conectando à internet de alta velocidade universidades, escolas e órgãos públicos, por exemplo. Os custos operacionais e de manutenção serão arcados pelo consórcio. No momento, a RNP atua na ativação da conexão dos campi da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.