Com um modelo de negócios em que a indicação de produtos e serviços a amigos na internet pode render bônus em dinheiro à pessoa que faz a indicação (se houver venda efetiva), a Socialize já atraiu para sua rede lojas de games, livros, banco de currículos e cursos online.
O site, que funciona em parceria com a plataforma de pagamentos online PagSeguro, permite que usuários indiquem a amigos – no Facebook, Twitter ou em outras páginas — produtos e serviços que viram em lojas virtuais.
A cada venda realizada, a pessoa que fez a indicação é remunerada pela empresa que efetuou a venda. Os valores podem ser acompanhados em extrato e, quando resgatados, são transferidos para uma conta no PagSeguro.
A partir do PagSeguro, o usuário pode usar o bônus ou crédito para realizar compras em lojas de comércio eletrônico ou, se preferir, pode transferir o dinheiro para sua conta bancária.
De acordo com o site, a ideia é combinar a interatividade das redes sociais com uma ampla rede de amigos visando promover oportunidades mútuas para a geração de renda.
Já para o varejo virtual, a proposta da rede é oferecer uma plataforma que permita às empresas não apenas "socializar" o seu portfólio de produtos, mas também realizar vendas efetivas.