Publicidade
Início Notícias Comunicações Satélite brasileiro pode aumentar segurança de tráfego de dados do governo

Satélite brasileiro pode aumentar segurança de tráfego de dados do governo

0
Publicidade

A construção do primeiro satélite geoestacionário brasileiro poderá aumentar a segurança do tráfego de dados importantes no país, que passarão a ser criptografados. O projeto, concebido em 2011, tem custo estimado em R$ 1 bilhão e a expectativa do governo federal é colocar o satélite em órbita em 2014.

Segundo o presidente da Telebras, Caio Bonilha, um dos objetivos do desenvolvimento do satélite é proteger as redes por onde trafegam informações sensíveis do governo.“Vamos trabalhar com algoritmos e criptografia próprios, desenvolvidos pelo próprio governo, de maneira que os dados sensíveis que vão transitar no nosso satélite vão ser praticamente invioláveis”, afirmou.

A expansão da internet de banda larga, popular em mais de 2 mil municípios que não são atendidos por via terrestre, é outro objetivo da construção do novo satélite no Brasil. Outra área importante a ser atendida é a militar, que atualmente usa satélites estrangeiros para trafegar suas comunicações.

A responsabilidade do satélite é da Visiona Tecnologia, constituída pela Embraer e pela Telebras, que já está negociando os contratos com a Thales Alenia, escolhida para construção do satélite, e a Arianespace, que cuidará do lançamento. Com informações da Agência Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile