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Computadores e celulares lideram reclamações do Procon-SP nos cinco primeiros meses do ano

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Produtos de informática e telefones celulares estão entre os principais produtos de consumo com o maior número de reclamações no Procon-SP entre janeiro e junho deste ano. Levantamento divulgado nesta quinta-feira, 4, indica que, nos primeiros cinco meses de 2014, o órgão foi acionado 1,98 mil vezes por questões envolvendo microcomputadores e outros produtos de informática. Os aparelhos de celular vêm em seguida, com 1,87 mil reclamações no período. Eletrodomésticos da linha branca geraram 1,37 mil registros e televisores 762.

A média de solução dos problemas envolvendo produtos de informática foi de 70%. A marca que mais apresentou reclamações, a Lenovo, respondeu a 61% das demandas dos consumidores. Os produtos da empresa geraram 829 reclamações.

Em relação aos aparelhos celulares, 84% dos problemas foram solucionados. A Samsung liderou as reclamações, com 571 registros. Porém, a empresa resolveu 95% das queixas. Em quinto lugar nas reclamações sobre aparelhos de telefonia móvel, com 128 casos, a Lenovo deu resposta satisfatória a 67% dos problemas.

A Lenovo também liderou as notificações sobre televisores (165 casos), com solução para 60% dos pedidos. Em média, as empresas deram respostas satisfatórias para 76% dos problemas envolvendo aparelhos de TV.

Por meio de nota, a empresa informou que está aumentando os investimentos na área de atendimento ao consumidor. Entre as melhorias implementadas, cita um moderno centro de reparos, localizado na fábrica de Itu, no interior paulista. A instalação oferece uma avançada estrutura de atendimento pós-venda das marcas Lenovo e CCE no Brasil. Com informações da Agência Brasil.

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