Publicidade

    Prefeitura de Jacareí adota Google Apps para comunicação de dados

    0
    Publicidade

    “Queremos ser pioneiros. Mas, agora, a prioridade é experimentar o básico”, diz André Donizete da Silva, secretário de administração da Prefeitura de Jacareí (SP), que acaba de assinar com a Spread um contrato de prestação de serviço e venda de licenças da solução Google Apps. A empresa venceu a licitação feita pelo município e será responsável pela migração dos dados, a integração da solução, a capacitação e a instalação de 600 licenças do sistema de comunicação e colaboração.

    A maioria dos funcionários de Jacareí não utiliza o correio eletrônico institucional da prefeitura para envio de documentos porque a solução atual não suporta. Há muitos usuários que tiveram apenas dois acessos por mês na sua conta jurídica. Idnei Aquilino Dias, diretor de tecnologia da Prefeitura de Jacareí, explica que os funcionários recorrem a e-mails gratuitos como Gmail, Yahoo ou Hotmail.

    “Utilizamos uma versão muito antiga conhecida como BRMA, que nem existe mais no mercado, totalmente defasada”, conta. A expectativa é criar condições básicas para que os 600 usuários voltem a utilizar o domínio oficial jacarei.com.br em suas respectivas contas eletrônicas para realizar a comunicação eletrônica.

    Muitos documentos precisam ser enviados pessoalmente porque não há garantia de entrega eletrônica. “A migração vai nos dar a oportunidade de usar o e-mail de forma eficiente, sem travar a rede, sem demora e com a possibilidade de anexar os documentos oficiais da prefeitura”, explica Dias. Isso porque cada conta do Google Apps tem capacidade de 30 Giga de armazenamento. As atuais contas eletrônicas da Prefeitura não chegam nem a 500 Mega.

    O uso da agenda também deve provocar muita mudança nos hábitos dos funcionários, que muitas vezes recorrem aos papéis para anotarem o que está registrado no sistema. Com o Google Apps, todo registro da agenda é integrado entre os usuários de acordo com as necessidades de cada órgão e ainda disponibilizado nos dispositivos móveis. São 40 telefones móveis que serão integrados na solução.

    A rede da Prefeitura conta com 1,3 mil computadores, mas nem todos são usuários do correio eletrônico. A solução Google Apps representa um grande avanço dentro da prefeitura por diversas razões: garantia da comunicação, confiabilidade, gestão, segurança e eficiência. “Estamos felizes porque a Google nos traz o conceito de cloud computing com todas as vantagens de atualização do Google Apps. É uma parceria que nos deixa nas nuvens em todos os sentidos”, brinca o secretário de administração.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile