Você sabe como identificar ineficiências energéticas na sua operação?

0

Os CFOs e CEOs enfrentam despesas crescentes atualmente. Os custos de energia em elevação estão entre as despesas que crescem mais rapidamente, e podem ser responsáveis por até 80% dos gastos operacionais e de manutenção em uma indústria.

Identificar ineficiências energéticas, assim como oportunidades para melhorar a eficiência operacional, deveriam ser priorizados para reduzir despesas, além de atender padrões regulatórios, se o objetivo é seguir competitivo. As organizações teriam inúmeros benefícios ao se concentrarem em entender melhor as demandas de energia e capacidades de conservação, inclusive a mudança de comportamentos, e em desenvolver e comunicar uma estratégia abrangente de sustentabilidade para todo o negócio.

Estudos recentes mostraram que os EUA desperdiçam dois terços de cada quilowatt produzido.No mundo todo, a energia é desperdiçada em uma porcentagem similar. Reduzir a demanda e melhorar a eficiência operacional para uma ampla gama de equipamentos usados na operação das instalações e processos de manufatura são as formas mais diretas e econômicas de economizar energia. Essa abordagem também é adequada para resolver nossos problemas energéticos e ambientais pelos próximos 40 anos, até que haja um avanço mundial em termos de energia limpa, confiável e escalável.

Para identificar as causas do desperdício de energia, as organizações podem optar por soluções de gerenciamento para ajudar a determinar o uso de energia em seus recursos operacionais como parte integrante do gerenciamento diário dos seus ativos.

A visão tradicional do impacto financeiro acerca do uso de energia era a de um custo fixo dos negócios. Mas essa visão está mudando conforme as empresas cada vez mais percebem o uso da energia como uma função baseada em recursos, focalizando na eficiência individual dos recursos para determinar os custos. Já não é suficiente olhar para o estoque excessivo, tempo de inatividade e outros fatores materiais para reduzir o desperdício global sem integrar o desempenho energético nesse mix.

Uma abordagem de boas práticas para o gerenciamento de recursos, chamada de sustentabilidade global de recursos, proporciona uma definição de eficiência clara e abrangente. Essa prática ajuda não apenas a gerenciar os recursos para obter um desempenho ótimo, mas também a impulsionar melhores resultados em toda a organização.

A adoção de tecnologias de gerenciamento de recursos empresariais (EAM) nas empresas permite projetar a importante tarefa de sustentabilidade global de recursos de forma mais rápida e eficaz. E com muitos dados gerados sobre o uso de energia dos processos comerciais de ponta a ponta, os sistemas de EAM também podem ajudar a reunir, documentar e analisar sistematicamente os dados, assim como identificar não conformidades, comunicar às partes interessadas e contabilizar os dados usando métodos precisos, reproduzíveis e oportunos — uma necessidade crucial.

Um novo padrão para visualizar o uso de energia

As organizações podem desenvolver uma abordagem sistemática para investigar o papel do uso da energia, emissão de gases, resíduos e água pelos recursos globais. Em vez de aceitar a filosofia tradicional de que o uso de energia é um custo fixo, a norma especifica uma forma para desenvolver, implementar, manter e melhorar um sistema de gerenciamento de energia para que a organização possa seguir uma abordagem ordenada para melhorar continuamente a eficiência energética, o uso da energia (qual recurso está consumindo energia) e o consumo (quanta energia está sendo consumida).

A nova Norma Internacional ISO 50001 é baseada no ciclo de Deming (PDCA – Plan-Do- Check-Act) de melhoria contínua, incorporando o gerenciamento de energia nas práticas organizacionais diárias. Ela aborda questões de custo de energia como forma de demonstrar os benefícios financeiros e ambientais que as organizações podem obter por meio de um gerenciamento sistemático de energia. Usar a norma internacional estabelece a energia como uma "moeda" empresarial para avaliar as despesas operacionais.

A sustentabilidade se concentra na eficiência energética – não somente no quão bom é o desempenho de um recurso e quão bem o recurso usa a energia, mas também em saber quando substituir o recurso por uma alternativa mais eficiente.

Qual a relação da tecnologia com a sustentabilidade energética?

A plataforma tecnológica é a base de uma política de uso de energia e de um programa para coletar, medir, analisar, apresentar e gerenciar a quantidade extraordinária de dados de forma reproduzível e precisa. Sem um sistema para realizar essa tarefa, a organização corre o risco de um retorno de investimento abaixo do ideal em termos de tempo e dinheiro em relação ao esforço para gerenciar seu uso de energia.

As soluções de sustentabilidade de recursos ajudam a identificar ineficiências de energia e apontam áreas nas quais as empresas podem reduzir o desperdício. Para gerenciar o uso de energia e identificar problemas de não conformidade, as empresas precisam tomar as seguintes atitudes:

  • Usar a sustentabilidade global de recursos para determinar se um recurso está consumindo mais energia do que o esperado.
  • Continuamente monitorar, medir e gerenciar o consumo de energia de cada recurso como parte do gerenciamento operacional diário de recursos da empresa, identificando ineficiências energéticas e áreas de melhoria.
  • Desenvolver, implementar, manter e melhorar um sistema de gerenciamento de energia para se concentrar na eficiência energética, incluindo a determinação de quando um recurso deve ser substituído por uma alternativa mais eficiente.
  • Desenvolver um programa e política formal de gerenciamento de energia e carbono e comunicá-lo a toda a empresa, incluindo a combinação de responsabilização e responsabilidade em uma única função.
  • Usar uma norma reconhecida para medir os esforços de gerenciamento de energia, como a ISO 50001, incluindo o estabelecimento de indicadores de desempenho energético, objetivos, metas e planos de ação – e estabelecer a energia como uma moeda para avaliar as despesas operacionais.
  • Adotar soluções de sustentabilidade de recursos, para identificar áreas com uso e consumo excessivo de energia e depois priorizar esses problemas para reduzir o consumo de energia, gases do efeito estufa, resíduos e água. A plataforma atende a maioria das metas de gerenciamento da norma ISO e inclui controles físicos e financeiros para gerenciar plenamente a sustentabilidades, consumo de energia e a infraestrutura.

Lisandro Scuitto, diretor sênior de produtos para a Infor LATAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.