Publicidade
Início Blogueria Cuidado para não colocar os dados corporativos em risco durante os feriados

Cuidado para não colocar os dados corporativos em risco durante os feriados

0
Publicidade

Todos adoram feriados, momentos para curtir, relaxar e buscar de uma conexão Wi-Fi para checar o e-mail do trabalho. Embora possa ser bom para a empresa que os funcionários permaneçam conectados, se eles não estão praticando conexões seguras, eles podem estar colocando a empresa em risco.

A maioria dos funcionários provavelmente tenta se desconectar durante um feriado prolongado, obter algum alívio do estresse e fazer uma pausa no trabalho. Uma pesquisa da McAfee mostrou que, infelizmente, apenas 45% são bem-sucedidos em se desconectar durante as férias e dias de folga. Além disso, se não fosse pela ansiedade de lidar com algumas obrigações de trabalho, 57% prefeririam estar completamente desconectados nesses dias.

Embora a grande maioria das pessoas esteja disposta a deixar seu laptop (72%) e seu tablet (60%) em casa, apenas 27% estão dispostos a deixar o telefone para trás. Isso muitas vezes tem boas razões, manter contato com familiares e amigos, obter direções ou procurar por atrações locais ou restaurantes. Mas, com o telefone nas proximidades, a maioria não passa muito tempo sem uma checada nos e-mails do trabalho. Mais da metade dos entrevistados passaram pelo menos uma hora por dia durante o fim de semana ou férias em algum tipo de dispositivo conectado, verificando e-mails, mídias sociais ou outros arquivos.

A onipresença do Wi-Fi torna fácil se desviar para uma verificação rápida e, mesmo que não haja uma maneira fácil de verificar a segurança das conexões disponíveis, a maioria das pessoas se conecta de qualquer maneira. 51% se conectam mesmo que não possam confirmar a segurança da rede. Ao viajar, a maioria das pessoas (72%) usa a internet do hotel para permanecer conectado, enquanto outros buscam um café ou algum outro Wi-Fi público. As redes Wi-Fi públicas podem ser comprometidas por cibercriminosos, que as utilizam para roubar credenciais, interceptar documentos confidenciais e instalar malwares em dispositivos conectados.

O momento de relaxamento também prejudica o julgamento de muitas pessoas. 20% delas nem sequer pensam na segurança das redes Wi-Fi que utilizam quando estão viajando. A urgência também é um fator importante. Quanto mais urgentemente eles sentem a necessidade de se conectar, menos provável que eles se preocupem com a segurança. Assim, os feriados dos funcionários podem resultar em graves problemas para a empresa e horas extras para a equipe de segurança.

Como pessoas conectadas, entendemos a atração da internet e a ansiedade que muitos sentem estar completamente desconectados. Então, temos algumas dicas de cuidados com Wi-Fi para aqueles que precisam se conectar mesmo durante as férias e feriados.

Se não puderem resistir ao chamado do Wi-Fi, as pessoas devem se certificar de que estão se conectando de forma segura, usando uma Rede Privada Virtual (VPN) para manter as informações privadas e garantir que os dados sejam enviados diretamente do dispositivo para onde estão conectando.

O sistema operacional e os aplicativos dos dispositivos devem estar sempre atualizados. Usar versões antigas do software pode deixá-lo aberto a vulnerabilidades de segurança. É importante certificar-se também de que os dispositivos sejam atualizados com o mais recente software de segurança para garantir que permaneçam livres de vírus e outros malwares indesejados.

Se um dispositivo estiver perdido, pode ser muito difícil de recuperar seus dados. Aplicativos de localização podem ajudar a encontrar, bloquear e até apagar os dados de um dispositivo em caso de perda ou roubo.

Usando alguns minutos para verificar esses itens é possível aproveitar os feriados e não colocar em risco os ativos digitais da empresa.

Candace Worley, vice-presidente e estrategista técnica chefe da McAfee.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile