Brasil lidera descarte de lixo eletrônico na América Latina

0

Com 1,5 mil toneladas de e-lixo jogados fora anualmente, o Brasil é o sétimo maior produtor do mundo e lidera entre os países da América Latina, de acordo com o estudo Global E-Waste Monitor, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Apenas 3% é coletado de maneira adequada, o que é preocupante, uma vez que, devido à composição química, suprimentos de informática como os cartuchos podem prejudicar o meio ambiente caso sejam descartados em lixo comum.

Para minimizar o impacto ambiental, Rodrigo Oliveira, especialista do Distribuidor de Toner, lembra que a HP e a Lexmark, por exemplo, têm desenvolvido projetos e priorizado produtos com cerca de 20% de sua composição proveniente dessa reciclagem e, assim, também utilizam menos material.

"Outro grande avanço em relação ao meio ambiente é o investimento em impressoras mais eficientes, que poupam até 35% de energia se comparadas às mais antigas, além de tecnologias como o uso de cera que deixa bem menos resíduo após a utilização. Alguns modelos Xerox trabalham, por exemplo, com impressão totalmente feita à base desse material, denominado tinta sólida, enquanto a Samsung o utiliza para revestir o pó de toner dos suprimentos", detalha o especialista do Distribuidor de Toner.

A conscientização do consumidor também é importante no momento de comprar um novo equipamento. Procurar modelos com certificação de sustentabilidade, como o selo Energy Star, e avaliar o gasto de energia tanto para operação como quando em modo de espera, são algumas das recomendações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.