Publicidade
Início Blogueria IoT mais seguro: um guia em 5 passos

IoT mais seguro: um guia em 5 passos

0
Publicidade

A tecnologia atualmente disponível para Internet das Coisas (IoT) ainda tem algumas limitações, tais como vida útil de baterias, largura de banda, alcance de transmissão, interoperabilidade etc. Mas não se deixe enganar, afinal a tecnologia já disponível é suficiente para provocar grandes transformações em processos produtivos, produtos, serviços e experiência de clientes. Imagina o que ainda está por vir!

Mas um tema em frequente escrutínio nas discussões sobre Internet das Coisas é o da segurança cibernética. Não é um assunto menor. Mas talvez mereça um ajuste de foco: a ciber segurança não deve ser um inibidor da IoT, e sim um habilitador. A segurança cibernética pode propiciar a adoção de IoT com o aproveitamento de inúmeras ferramentas, melhores práticas e experiências existentes no mundo de TI.

Aqui temos um guia em 5 passos para perseguir estes objetivos – garantindo que inovação nos negócios e ciber segurança caminhem juntos:

1)        Conscientização da Segurança como Princípio: Sempre que incorporamos novas tecnologias em nossas vidas e nos negócios, temos a oportunidade de começar a partir de um novo patamar. Uma nova chance para desenhar e implementar arquiteturas que já incorporem o tema de segurança não apenas como um requerimento, mas como um princípio, permeando todas as decisões. Trabalhar assim fará não apenas com que a segurança seja mais eficaz e econômica, mas permitirá também que ela dê respaldo a decisões técnicas e de negócio mais arrojadas, aumentando possibilidades quando ainda na prancheta. A Segurança, quando incorporada no início do processo, é habilitadora de inovações e não apenas um fator de custo e atraso, como acertadamente se percebe quando erroneamente ela entra muito tarde no processo. Esta conscientização e postura deve permear toda a organização.

2)        Identificar Requisitos de Segurança: Em termos práticos, adotar a segurança como um princípio implica em considerações na fase de concepção e desenho da arquitetura técnica, e também do seu modelo de gestão. Na fase de conceituação, quando os requisitos de negócio são identificados, devem ser incorporados os requisitos de segurança. No que diz respeito à arquitetura técnica, faz-se necessário incluir mecanismos de prevenção e contenção de incidentes desde o início, para que a mesma já nasça conceitualmente segura e assim seja implementada. Para isso, é preciso avaliar as capacidades e funcionalidades dos diversos elementos: “coisas em si”, seus sensores, seus gateways; suas vulnerabilidades; qual a natureza e criticidade dos dados que trafegarão; com que aplicações vão interagir e onde os mesmos estão – em Centros de Dados corporativos, dispositivos móveis, sistemas em Nuvem; a quem se destinam, sejam funcionários, terceiros, clientes e parceiros da cadeia de valor. Perfis de risco devem ser identificados bem como ações de tratamento dos riscos em cada caso (mitigar, transferir, evitar, aceitar).

3)        Em seguida devem entrar em cena os Mecanismos de Contenção. A contenção é normalmente associada à Resposta a Incidentes, para isolar os efeitos de incidentes que já ocorreram. Mas não parece mais efetivo antecipar o tema da contenção para a fase de solução, desenho e implementação? A tecnologia de micro segmentação pode preventivamente conter o efeito de futuros incidentes ao isolar elementos com diferentes perfis de risco. Se a arquitetura de IoT é desenhada e implementada tendo a contenção como princípio, você estará um passo à frente dos ciber criminosos se (quando?) eles executarem um acesso bem-sucedido à sua infraestrutura. Trata-se de reduzir a Superfície de Ataque, aproveitando a flexibilidade e escalabilidade que só técnicas avançadas de micro segmentação oferecem. Além disso, se a micro segmentação da rede é feita por software, técnicas de redefinição dinâmica de perímetro podem aumentar a resiliência e a segurança de toda a arquitetura.

4)        Já em fase de operação, o tema da Detecção de Incidentes merece atenção. As características da IoT impactarão as capacidades de detecção de forma acentuada. O volume e heterogeneidade de dispositivos conectados, bem como o volume de dados gerados por sua interação, deve produzir milhões de alertas por dia. Assegurar que os alertas relevantes sejam notados, e somente estes, é como procurar agulha no palheiro. Portanto, ferramentas de correlação de eventos e plataformas SIEM (Security Incident & Event Management) serão cruciais para lidar com o desafio. Mas não é só isso: devido aos protocolos envolvidos, muitos dos quais não reconhecidos por SIEMs de mercado, soluções especializadas de monitoração de rede IoT são necessárias. Não esqueça, é um mundo diferente!

5)        Em necessária sintonia com a detecção, vem a Resposta a Incidentes. Esta deve fornecer processos, ferramentas e profissionais qualificados para efetivamente identificar as causas, investigar as circunstâncias e atuar na remediação. No mundo da Internet das Coisas, isso pode implicar em ter uma rede de profissionais distribuída em grandes territórios para atuação física nos diferentes tipos de dispositivos.

À medida em que a linha entre o mundo físico e o digital se torna mais tênue, os negócios se tornam mais suscetíveis a mudanças rápidas. É imperativo revisar as estratégias de negócio ponderando as oportunidades e os riscos que nos traz a Internet das Coisas. Dentre os riscos, aqueles oriundos do crime cibernético podem ser analisados sob a ótica das práticas de segurança existentes, pois estas resultam de grande avanço observado nos últimos anos. Vimos algumas destas práticas e tecnologias aqui, e ainda existem outras. O importante é não deixar-se paralisar. O receio dos riscos não pode paralisar o negócio. O maior risco é não adaptar-se.

Leonardo Carissimi, diretor de Soluções de Segurança da Unisys na América.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile