Publicidade
Início Notícias Negócios CPTM e Metrô de SP iniciam projeto-piloto para pagamento de tarifa com...

CPTM e Metrô de SP iniciam projeto-piloto para pagamento de tarifa com QR Code

0
Publicidade

Os usuários da CPTM e Metrô de São Paulo começaram a testar, nesta terça-feira, 3, o novo sistema de pagamento de tarifa usando o QR Code gerado por um aplicativo em sete estações. Um sistema parecido foi testado na estação Tamanduateí da Linha 10-Turquesa em outubro de 2016.

O piloto ficará disponível por 45 dias nas estações de trem Autódromo (Linha 9-Esmeralda), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade). No Metrô, o teste estará disponível nas estações São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha).

Uma das formas para testar o novo sistema é baixando o aplicativo ‘VouD’, que está disponível para Android e iOS. No aplicativo, os passageiros devem comprar créditos e validar a entrada nas catracas em uma das sete estações que participam do projeto-piloto. A compra do bilhete digital pode ser feita com o cartão de crédito.

Também é possível fazer a compra do bilhete com cartão de débito nas máquinas de autoatendimento disponíveis em uma das sete estações. Depois de efetuar o pagamento, o bilhete com o QR Code será impresso e estará pronto para ser validado na catraca.

Nos primeiros 15 dias do projeto-piloto, as vendas estarão disponíveis das 9h às 16h. Os bilhetes com QR Code são válidos até 18 de outubro, mas a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) recomenda que os usuários que compraram o bilhete com QR Code impresso utilizem o ticket o mais rápido possível para evitar sua deterioração.

De acordo com o órgão, a “viabilidade da implantação definitiva dos sistema será avaliada durante o período de testes” e a ideia é que o novo formato “substitua futuramente a maior parte dos pagamentos com o bilhete unitário magnético”, modelo atual que é usado por cerca de 25% dos passageiros do Metrô e CPTM.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile