Ex-sócios da RM Sistemas criam a Lalubema, desenvolvedora de apps

0

Por cinco anos, os sócios-fundadores da RM Sistemas ficaram de fora do mercado de informática em razão de uma cláusula de não competição que fez parte do contrato de venda da empresa para a Totvs, em negócio assinado em 2006. Agora, liberados para voltar à atividade, eles criaram uma desenvolvedora de aplicativos móveis, a Lalubema, sediada em Belo Horizonte. Entre jogos, livros interativos e apps variados que começaram a ser lançados em janeiro passado, a Lalubema deve chegar ao fim de 2012 com 15 títulos publicados na App Store e na Google Play e ultrapassar a marca de 60 mil downloads acumulados, prevê William Tadeu da Silveira, um dos sócios à frente da operação.

A Lalubema começou mirando em apps para o consumidor final. Entre os 12 títulos lançados até agora, merece destaque o jogo "AR Fire", uma espécie de paintball com realidade aumentada, em que é escolhida uma cor (por enquanto azul ou vermelho) para servir de alvo para "tiros" através da câmera. A ideia é que um amigo esteja vestido com essa cor, para ser perseguido durante um período de tempo pré-definido. "Acho que é o único jogo na App Store que tem entre as imagens de divulgação fotos de crianças brincando, em vez de apenas screen shots", comenta Silveira. A empresa prepara novas versões do game adicionando outras cores e a possibilidade de uso como alvo de padrões capturados pela câmera, como camisetas listradas ou quadriculadas. Outros apps voltados para o varejo criados pela empresa são o "Minha cerveja", que testa os conhecimentos dos apreciadores de cervejas artesanais, e o "Meus índices", para nadadores amadores medirem seu desempenho.

A empresa também se aventura na publicação de livros-aplicativos infantis, especialmente com temas bíblicos, como um sobre a Arca de Noé, seu recordista em downloads até o momento, baixado quase 5 mil vezes. Todos são interativos e contêm versões em português, espanhol e inglês, o que tem propiciado vendas ao redor do mundo. O segundo país que mais baixou o livro-aplicativo da Arca de Noé, por exemplo, foi a África d Sul.

O modelo de negócios experimentado até agora pela empresa é a cobrança por download. Para atrair os consumidores, são oferecidas versões gratuitas com alguma limitação. Por enquanto, a Lalubema prefere não vender espaço publicitário de seus apps para adnetworks. "O retorno é fraco e ocupa uma parte grande da tela", justifica Silveira.

Corporativo

Agora, a Lalubema se prepara para atender também a demandas do mercado corporativo. A vantagem é receber pelo desenvolvimento assim que o app fica pronto, em vez de aguardar os pagamentos a conta gotas das lojas de aplicativos ao longo do tempo. Os primeiros títulos corporativos desenvolvidos pela empresa serão lançados em breve. Silveira estuda também a possibilidade de separar sua equipe de desenvolvedores em dois times: um com foco no consumidor final e outro no mercado corporativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.