Segurança começa na hora da compra

0

Quando foi a última vez que realizou uma compra? Pode ter sido na internet ou em algum lugar tradicional, como uma loja de departamentos. Ao realizá-la, você pensou em segurança? Não estou falando do sempre importante processo de compra segura, que envolve, entre outras ações, certificar-se do lugar ou da pessoa de quem você está comprando, bem como não revelar informações e utilizar os mecanismos de proteção existentes, como navegar na internet de forma segura.

Hoje, o pensamento em segurança deve começar no momento de decisão do que comprar, além do como comprar, e deve incluir funcionalidades de segurança embutidos no design dos produtos.

A forte concorrência do mercado e os processos de inovação dos fabricantes nos trouxeram uma grande variedade de opções de segurança já presentes nos próprios produtos, que são responsáveis por cada vez mais garantir a integridade do dispositivo e prover uma fundação segura para o uso correto de suas funcionalidades.

No mercado de dispositivos móveis, como celulares, cada fabricante possui várias funcionalidades de segurança que foram totalmente desenvolvidas e integradas em seus produtos. Independente de favorecimento ou preferência pessoal, cito algumas soluções importantes nos principais produtos:

– Nokia Secure Boot: responsável pela integridade de seu sistema operacional, implica maior grau de confiança e a garantia de que não haverá alterações na base do sistema operacional, fator muito importante para proteção contra ações de códigos maliciosos, como vírus.

– Samsung Knox: tem como uma das principais funcionalidades, a segregação entre as informações e aplicações pessoais e corporativas, cada uma em um único ambiente isolado e com uma política específica para o seu uso, permitindo a prevenção de extravio de informações corporativas e privacidade no uso de informações pessoais.

– Apple TouchID: traz um fator adicional de proteção, a biometria, que identifica seus usuários pela digital, tornando o processo de autenticação, responsável pelo acesso ao sistema e a realização de compras no aparelho, mais seguro e sem a necessidade de inserir uma senha.

Nenhuma destas soluções isoladamente torna um produto melhor do que o outro, mas devem ser consideradas como parte do processo de decisão de qual produto comprar.

Nos computadores, a evolução do hardware e dos sistemas de criptografia, que protegem a informação contra o acesso não autorizado, tornou possível o advento de discos com proteção criptográfica embutidos, do inglês SED (Self-Encrypting Drives). Estes discos trazem a segurança da proteção avançada unida com desempenho, confiança e redução de energia, sendo excelentes opções para ambientes onde a criptografia tradicional impactaria no desempenho das aplicações, como bancos de dados e Big Data.

Outra importante solução de segurança é o chip TPM (Trusted Platform Module), que faz parte da maioria dos novos computadores e dispositivos móveis. Seu principal objetivo é criar uma identificação única ao dispositivo, pois possui uma chave de criptografia embutida, permitindo dentre outras coisas, a autenticação segura do hardware, bem como a validação da integridade e nível de segurança do dispositivo ao acessar algum recurso compartilhado.

Um dos principais grupos favoráveis à segurança nos dispositivos é o TrustedComputingGroup (Grupo de Computação Confiável), que é uma organização sem fins lucrativos, apoiada pelos principais fabricantes e responsável por organizar, desenvolver e promover a utilização de padrões abertos para segurança e interoperabilidade de plataformas computacionais. Sua estimativa é que mais de 2 bilhões de dispositivos já utilizam suas tecnologias para segurança.

As leis e regulamentações internacionais obrigam a adoção de devidos cuidados e diligências no tratamento de informações sensíveis, além de obrigar a notificação de divulgação de incidentes de segurança quando ocorrerem. Estes custos e obrigações adicionais devem ser calculados no planejamento de compras e devem favorecer soluções que integram segurança.

Pedro Vieira, gerente de Produtos da Arcon 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.