Acordo BNDES-Fapesp amplia apoio à inovação em manufatura avançada e IoT

0

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinam acordo de cooperação técnica nesta terça-feira, 3, visando ampliar as possibilidades de apoio a pequenas empresas inovadoras e incentivar investimentos em inovação no país, principalmente nas áreas estratégicas de manufatura avançada e internet das coisas (IoT). Participam da solenidade de assinatura no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin e o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro.

O acordo de cooperação aproxima o acesso de empresas emergentes inovadoras – que já tenham sido apoiadas no âmbito do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) – a linhas de crédito do BNDES e a instrumentos de renda variável (fundos de investimentos à inovação), a partir de avaliação econômica realizada pelo Banco, e possibilita a articulação de ações em ambas às instituições para projetos específicos, como os Centros de Pesquisa em Engenharia mantidos pela fundação em parceria com empresas e instituições de pesquisa.  Espera-se que, com o acordo, seja possível a complementaridade de instrumentos e ações do BNDES e da Fapesp para o desenvolvimento desses centros.

"A Fapesp apoia startups interessadas em testar ou desenvolver uma ideia inovadora até a fase de protótipos por meio do Pipe. O problema é que, assim como no resto do mundo, na fase seguinte da inovação, elas precisam sobreviver ao 'vale da morte'. Agora, com o acordo com o BNDES, aquelas que tiverem desenvolvido viabilidades tecnológicas, terão oportunidade de acesso a recursos do Banco para introduzir seu produto no mercado", afirmou o presidente da Fapesp, José Goldemberg.

Em alguns casos, sublinhou Goldemberg, o desenvolvimento de novas tecnologias exige um esforço maior, que precisa ser feito em parceria com grandes empresas, como é o caso dos Centros de Pesquisa em Engenharia constituído pela Fapesp e empresas como a Shell, Peugeot Citroën, GSK, Statoil, Natura, entre outras, em cooperação com universidades e institutos de pesquisa.  "A parceria com o BNDES poderá viabilizar investimentos em Centros de Pesquisa em Engenharia que vierem a se constituir", afirma o presidente da Fundação.

O acordo prevê, ainda, a avaliação conjunta de focos tecnológicos relevantes para formulação de políticas públicas e coordenação de esforços para investimentos no país, como o lançamento de chamadas conjuntas de projetos relacionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em manufatura avançada e internet das coisas (IoT).

Segundo Rabello de Castro, o investimento em inovação é uma das prioridades estratégicas do BNDES: "O acordo firmado com a Fapesp faz parte de um conjunto de esforços do Banco para o fomento à inovação. Buscamos a união de esforços para o aproveitamento dos recursos disponíveis para a inovação no país de forma coordenada e planejada. Considero imprescindível a mobilização do setor privado e das instituições de pesquisa na busca pelo desenvolvimento de iniciativas científicas e tecnológicas."

O acordo tem vigência de cinco anos e será elaborado plano de trabalho para detalhamento e acompanhamento das atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.