Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Trojan no Google Play ameaça usuários de apps dos bancos

Trojan no Google Play ameaça usuários de apps dos bancos

0
Publicidade

A ESET alerta sobre um perigoso trojan bancário para o Android, identificado no início deste ano, e que encontrou uma maneira de se infiltrar novamente no Google Play. O BankBot conseguiu entrar na loja oficial do Google Play tentando se passar pelo jogo Jewels Star Classic. Os atacantes usaram o nome da saga popular Jewels Star, desenvolvida pela ITREEGAMER, sem que a empresa esteja relacionada a esta campanha maliciosa. Quando a ESET notificou a equipe de segurança do Google sobre o aplicativo malicioso, 5 mil usuários já o tinham instalado em seus computadores.

Ao baixar esta versão do Jewels Star Classic, o que se obtém é um jogo Android que funciona, mas que possui algumas características maliciosas, por exemplo, um malware bancário entre seus recursos, e um serviço malicioso que é executado após uma janela de tempo pré-configurada.

O serviço é ativado 20 minutos após a primeira execução do jogo. O dispositivo infectado exibe um alerta incitando o usuário a habilitar algo chamado “Serviço Google”. Esse alerta aparece independentemente da atividade que o usuário estiver realizando, sem conexão aparente com o jogo.

Ao clicar em OK, o usuário permite ao trojan executar qualquer ação que ele precise para continuar sua atividade maliciosa. Uma vez que as permissões são aceitas, o usuário tem o acesso negado a sua tela, devido a uma suposta “atualização” do Google Service.

Enquanto o usuário espera que a atualização termine, o malware autoriza a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas, instala o BankBot a partir de seus recursos e o executa, ativa o Gerenciador de Dispositivos para o BankBot, define BankBot como o aplicativo SMS padrão e obtém permissão para substituir outros apps.

Uma vez que essas tarefas são executadas, o malware tenta roubar dados do cartão de crédito da vítima. Quando o usuário executa o aplicativo do Google Play, o BankBot entra em ação e sobrepõe o app legítimo com uma forma falsa, que solicita os detalhes do cartão de crédito do usuário.

Nesta etapa, o usuário pode cair na armadilha, inserir seus dados e ser enganado. O BankBot também se estabelece como o aplicativo de mensagens padrão, portanto, pode interceptar todas as mensagens SMS que passam pelo dispositivo infectado. Isso permite que os criminosos possam burlar a dupla autenticação baseada em SMS para o acesso à conta bancária da vítima, o que seria potencialmente o último obstáculo para concretizar o ato criminoso.

Para verificar se um dispositivo está infectado, a ESET recomenda prestar atenção nos seguintes indicadores:

*Presença de um aplicativo chamado “Google Update”

*Um gerenciador de dispositivo ativo chamado “Atualização do sistema”

*Aparecer repetidas vezes na tela o alerta “Google Service”

Se algum desses indicadores for detectado, é provável que o dispositivo tenha sido infectado com esta variação do BankBot. Para limpar manualmente um dispositivo, primeiro é preciso desativar os direitos de administrador na “Atualização do sistema”, então, desinstalar o “Google Update” e o aplicativo trojan relacionado, neste caso o Jewel Star Classic.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile