Publicidade
Início Notícias Negócios B3 firma acordo com o Cade em investigação no mercado de bolsa...

B3 firma acordo com o Cade em investigação no mercado de bolsa de valores

0
Publicidade

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) homologou nesta quarta-feira, 3, Termo de Compromisso de Cessação (TCC) com a B3. O acordo foi firmado em inquérito administrativo que apura supostos ilícitos concorrenciais no mercado de bolsa de valores. Com a celebração do termo, a empresa se compromete a pagar R$ 9,4 milhões como contribuição pecuniária.

A investigação teve início em 2016 a partir de denúncia da ATS Brasil e da Americas Clearing System (ACS). De acordo com as empresas, a ATS foi constituída com o objetivo de atuar no mercado brasileiro de negociação na bolsa de valores mobiliários – no qual a BM&F Bovespa, atual B3, atua como monopolista –, mas estaria enfrentando diversos entraves.

Na representação ao Cade, as empresas alegam que a BMVF estaria criando barreiras à entrada de concorrentes no mercado e impedindo o acesso às fontes de equipamentos ou tecnologia e canais de distribuição. Também afirmam que houve, entre outras práticas, recusa na contratação do serviço de compensação e liquidação de valores mobiliários (clearing) oferecido pela BMVF.

Ao analisar o caso, a Superintendência-Geral do Cade conclui que os fatos relatados pela ATS e ACS, referentes à suposta adoção de estratégias para elevar as barreiras à entrada de concorrentes no mercado, poderiam, em tese, constituir indícios de infração à ordem econômica. A SG, então, decidiu instaurar inquérito administrativo para aprofundar a investigação.

Ato de concentração

Após a instauração do inquérito, ainda em 2016, o Cade foi notificado do ato de concentração que tratava da união das atividades da BVMF e da Cetip S.A. – Mercados Organizados. O Tribunal aprovou a operação, com restrições, em março de 2017, o que culminou com a criação da B3.

Por meio de um Acordo em Controle de Concentração (ACC), as empresas se comprometeram, entre outros pontos, a cumprir obrigações relacionadas a regras de acesso e a oferecer a prestação de serviços de central depositária em condições justas, transparentes e não-discriminatórias. Caso as negociações não funcionassem, após 120 dias seria instaurado um processo arbitral.

Com a celebração do acordo, ATS e a ACS iniciaram uma nova negociação com a B3 referente à contração dos serviços de central depositária. Não houve, no entanto, consenso entre as empresas no prazo estipulado no ACC com o Cade, motivo pelo qual a ACS iniciou uma ação arbitral. O procedimento, que ainda está em curso, trata, principalmente, do preço a ser cobrado pela B3 pelo serviço de central depositária.

TCC

Com relação aos serviços de central depositária, a B3 se compromete por meio do TCC a, durante um período de cinco anos, garantir às empresas interessadas a possibilidade de optar pelo modelo no qual os serviços prestados pela B3 sejam cobrados diretamente da Infraestruturas de Mercado Financeiro que solicitar a movimentação de ativos, e não do usuário final, enquanto perdurar eventual procedimento arbitral.

A B3 também deverá manter acessíveis os ambientes para a realização de testes operacionais nos seus sistemas da central depositária, por quaisquer potenciais Infraestruturas de Mercado Financeiro que demonstrem legítimo interesse.

Além disso, o acordo prevê que a B3 terá de oferecer a prestação de serviços de compensação e liquidação, na condição de contraparte central, de operações do mercado à vista de renda variável referentes a negócios originados em outra Infraestruturas de Mercado Financeiro, em condições justas, transparentes e não-discriminatórias, o que inclui os termos e as condições contratuais de acesso à infraestrutura.

A B3 se compromete, ainda, a manter todas as obrigações previstas no âmbito do ACC já firmado com o Cade no ato de concentração, durante a vigência do TCC. O monitoramento do termo deverá ser feito pelo trustee criado por meio do ACC.

No acordo celebrado com a B3 foi negociada uma alíquota de 1% superior à contribuição pecuniária de todos os TCCs negociados anteriormente pela Superintendência-Geral no âmbito de inquéritos administrativos. Isso reflete a política mais incisiva do Cade no combate às práticas unilaterais.

Com a celebração do acordo, o inquérito administrativo fica suspenso até que o Cade ateste o cumprimento integral do TCC.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile